Título: MÉDICO À ESPERA DA COMISSÃO
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 31/03/2005, O País, p. 9

Por causa do que considera lentidão no processo levado à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o advogado Fernando Humberto Fernandes diz que chegou a pensar em levar seu cliente, o médico Almir Dutton Ferreira, a Brasília, onde o algemaria ao Palácio do Planalto. O processo de Dutton Ferreira foi iniciado há dois anos, mas segundo a consulta processual no portal da comissão na internet, somente em maio do ano passado a Secretaria de Protocolo, Classificação, Distribuição e Triagem da comissão o recebeu.

O médico foi militante da VPR e coordenou o esquema da operação plástica do guerrilheiro Carlos Lamarca, realizada em 1969. Em 1970, ele foi um dos 40 guerrilheiros soltos em troca da libertação do então embaixador alemão Ehrenfried von Holleben. Passou dez anos no exílio.

Dutton Ferreira, que tem 71 anos, está internado num hospital do Rio, com câncer no pulmão e no pescoço. Ele é médico com matrícula no Estado do Rio e, ao se submeter à primeira operação para tratar o pulmão, teve de pedir ajuda financeira a amigos.