Título: CENSO ESCOLAR VAI ANALISAR COR E RAÇA DE ALUNOS
Autor:
Fonte: O Globo, 31/03/2005, O País, p. 11

Objetivo do ministério é saber se há discrepância nos indicadores educacionais de acordo com estes critérios

BRASÍLIA. Pela primeira vez, o Censo Escolar do Ministério da Educação vai coletar informações sobre cor e raça. Os dados já começaram a ser coletados e serão divulgados em novembro. Até hoje, as informações sobre cotas do MEC eram baseadas em questionários socioeconômicos respondidos pelos alunos que fazem o Provão e outros exames oficiais.

¿ A inclusão desse quesito na pesquisa vai permitir que o MEC saiba se está havendo discrepância nos indicadores educacionais segundo os critérios de raça e de cor ¿ disse o secretário-executivo do ministério, Fernando Haddad.

O Censo Escolar é feito desde 1930 e serve de base para os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). É usado ainda para calcular as verbas da merenda e do transporte escolar e para compra de livros didáticos.

Segundo Haddad, a inclusão de dados raciais permitirá ver com mais clareza a eventual influência desse fator extraclasse no desempenho. Ele citou a chamada distorção idade/série, em que o ministério analisa o atraso escolar. Ou seja, quantos alunos estão com idade acima do previsto para a respectiva série.

Haddad, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Eliezer Pacheco, e a secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, fizeram ontem o lançamento oficial do Censo Escolar 2005. Os questionários já foram enviados às escolas.

¿As populações negra e indígena estiveram fora ou discriminadas nos espaços públicos. O censo permitirá um detalhamento que propiciará análise mais completa da realidade social do país¿, afirmou Matilde, em nota divulgada pelo MEC.

O censo coleta dados de matrícula, número de professores e infra-estrutura das escolas públicas e particulares. Além de orientar as políticas educacionais, as informações são usadas no Programa Nacional de Saúde do Escolar, do Ministério da Saúde; no Segundo Tempo Escolar, do Ministério do Esporte; e no Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social.

Os questionários devem ser preenchidos por diretores e professores de 215 mil escolas. Em 2004, o censo contabilizou 56 milhões de estudantes na educação básica, que vai da creche ao ensino médio. Do total, 88% estudavam na rede pública.