Título: AÇAÍ CONTAMINOU 29 COM MAL DE CHAGAS NO AP
Autor: Emeson Renon
Fonte: O Globo, 31/03/2005, O País, p. 12

Desde o ano passado, houve um aumento de 1.450% no número de casos; fruto é a base alimentar da região

MACAPÁ. Laudo do Instituto Evandro Chagas do Pará confirmou que 29 pessoas se contaminaram com a doença de Chagas no Amapá depois de comer açaí. A transmissão tradicional é pela picada do inseto barbeiro, mas, a exemplo do que aconteceu em Santa Catarina ¿ onde seis pessoas morreram da doença após tomarem caldo de cana contaminado ¿ também no Amapá a contaminação se deu pela ingestão de alimento. Desde 2004, houve um aumento no número de casos no Amapá de 1.450%. Em 2004, apenas dois casos foram confirmados no estado.

O chefe da Divisão de Epidemiologia do Amapá, Clóvis Miranda, diz que a situação é preocupante.

¿ O açaí é usado como base alimentar das famílias de baixa renda, e tem uma importância econômica grande dentro da região amazônica ¿ disse.

De acordo com os estudos, a transmissão da doença se dá de duas formas, diretamente ligadas à manipulação do fruto, que vai desde sua retirada da árvore até o momento em que é posto na batedeira.

¿ No primeiro caso, o inseto é triturado junto com o açaí. No segundo, as fezes do barbeiro são misturadas ao suco da fruta que chega até ao consumidor.

Apesar do elevado índice, a Divisão de Epidemiologia do estado descarta um possível surto da doença em Macapá, usando como base o próprio relatório apresentado pelo Instituto Evandro Chagas. Segundo o instituto, o foco está centrado em dois pontos: no distrito do Igarapé da Fortaleza, a 18 km da capital, e no bairro Marabaixo, com duas pessoas infectadas.

¿ Não pode haver epidemia se não foi encontrado o vetor da doença, no caso o barbeiro.

Fora os casos já confirmados, a divisão aguarda pelo resultado de mais quatro exames que estão sendo feitos. Não há registro de mortes.