Título: MINISTRO NEGA QUE ESTEJA IRRITADO
Autor:
Fonte: O Globo, 01/04/2005, O País, p. 8

Em carta, Dirceu diz que se não se sente desautorizado por Lula

BRASÍLIA. O chefe da Casa Civil, José Dirceu, divulgou ontem à noite nota de esclarecimento a respeito da reportagem ¿Irritação máxima¿ publicada ontem no GLOBO. O ministro esclarece que ¿não falou sobre reforma ministerial com o senador Antonio Carlos Magalhães e também não disse ao deputado José Janene que deixaria o governo¿. Disse ainda que ¿por determinação do presidente Lula, dedica-se desde 2004 exclusivamente à gestão de governo e é contrário aos que defendem a sua volta à articulação política¿.

Sobre a notícia de que não estaria mais tratando de nomeações para cargos no governo, a nota diz que ¿as nomeações são decididas pelo presidente, logo não pode perder o que não tem¿ e que ¿é natural que o presidente decida nomeações com outros ministros e determine que o ministro as faça, já que, devido ao decreto 4.734, de 11/6/2004, cabe ao chefe da Casa Civil o ato oficial de nomeação¿.

Segundo o ministro, suas divergências com a política econômica e posições do governo não se devem a fatos conjunturais ou a episódios isolados. A nota reafirma que ¿as posições do ministro sobre o governo e a política econômica não são conseqüência de uma ou outra questão interna do governo, mas sim resultado de convicções pessoais e avaliações naturais dentro de um governo democrático e entre os partidos que o apóiam¿.

A nota afirma que ¿um ministro não é desautorizado pelo presidente, um ministro cumpre o que o presidente determina; logo, não procede a informação de que o ministro se sente desautorizado pelo presidente¿.