Título: LULA COMEMORA RENDA `PER CAPITA¿ MAIOR
Autor: Flávio Freire e Martha Beck
Fonte: O Globo, 01/04/2005, Economia, p. 23

Presidente ressalta comércio externo

SÃO CARLOS (SP) e BRASÍLIA. Animado com os dados do IBGE, revelando que a renda per capita do país cresceu 3,7% em 2004, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a participação do Brasil no comércio internacional. Lula lembrou já ter tomado champanhe com empresários para comemorar os recordes nas exportações.

¿ Os dados do IBGE mostram um crescimento de 3,7% na renda per capita do nosso povo, numa demonstração de que nós estamos encontrando o ponto de equilíbrio para um crescimento sustentável ¿ disse Lula, durante visita à empresa Tecumseh, uma das maiores fabricantes de compressores para refrigeração do mundo, em São Carlos, interior de São Paulo. ¿ Não pode ser um crescimento como aqueles com o Plano Cruzado, em 1986, quando todo mundo achou que o Brasil tinha chegado no paraíso e seis meses depois acabou o plano; ou como o Plano Real, em que teve gente que foi dormir tendo uma dívida de R$1 e acordou devendo R$4, sem saber que isso aconteceu.

Lula disse que a evolução do comércio exterior possibilitará um crescimento sustentável por até 20 anos.

¿ Na década de 70, o Brasil tinha uma participação de 1,2% do comércio mundial. Depois, o Brasil chegou a ter 0,70%, ou seja, caiu quase 50% na sua política de comércio exterior. E nesses dois anos de governo nós já estamos a 1,12%, ou seja, estamos chegando perto do melhor momento do Brasil.

Já o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, respondeu aos críticos que dizem que o governo aumentou seus gastos, afirmando que os números do IBGE divulgados ontem mostram que as receitas do governo caíram de 16,34% do PIB em 2002, para 16,21% do PIB, em 2004.

¿ O número do PIB confirma aquilo com o que nós havíamos nos comprometido que era reduzir no longo prazo a carga tributária ¿ disse Appy.