Título: RJ, MG E RS CELEBRAM RESULTADO DA PESQUISA
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 01/04/2005, Economia, p. 27

Desempenho desses estados contribui para que país atinja metas da ONU contra a pobreza

RIO, BELO HORIZONTE e PORTO ALEGRE.A governadora Rosinha Garotinho comemorou os resultados do Rio de Janeiro no relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O estado é citado, juntamente com Rio Grande do Sul e Minas Gerais, como alguns dos que estão contribuindo para o cumprimento da meta de redução da pobreza e da fome à metade até 2015.

¿ Nossa intenção é fazer todo o possível para alcançar os objetivos junto com essas organizações ¿ disse a governadora ao GLOBO, no fim da tarde de ontem.

O governo do estado contabiliza 1,8 milhão de fluminenses que se beneficiam com alguma política social oficial. Ao mesmo tempo, as decisões de investimentos de grandes empresas que estão se instalando ou ampliando seus negócios no Rio, completa Rosinha, vão estimular a geração de emprego e renda, com reflexo nas condições de vida da população.

Em Minas Gerais, apesar da pobreza de regiões como o Vale do Jequitinhonha, foi possível melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano do estado. Algumas ações aparentemente simples como a entrega de mata-burros, bueiros e vigas metálicas para construção de pontes, têm mudado a vida das pessoas e acabam tendo uma repercussão maior para as comunidades do que obras de maior vulto. O Vale do Jequintinhonha também tem recebido recursos para programas de combate a mortalidade infantil, e os investimentos na área de saúde previstos no Orçamento do estado para este ano devem chegar a R$1,8 bilhão.

No RS, agricultura familiar e investimento privado

No Rio Grande do Sul, a redução da pobreza, segundo o governador Germano Rigotto, é explicada pelo fato de o estado ter os melhores indicadores sociais do país quando se considera mortalidade infantil, analfabetismo e os próprios níveis de educação.

¿ O Rio Grande do Sul tem boa parte de sua agricultura baseada na agricultura familiar. Além disso, houve uma série de ações tomada ao longo dos anos pelo poder público e também pela iniciativa privada, que reforçaram esses índices.