Título: FISCALIZAÇÃO É REFORÇADA NA PONTE DA AMIZADE
Autor:
Fonte: O Globo, 02/04/2005, O País, p. 5

Objetivo é evitar que brasileiros fichados retornem ao Paraguai

CURITIBA. O governo do Paraguai aumentou ontem a fiscalização na Ponte da Amizade para impedir a entrada de brasileiros que trabalham ilegalmente no comércio de Cidade do Leste. Ao constatar que diversos estrangeiros barrados e fichados na aduana paraguaia estavam cruzando a fronteira instantes depois, escondidos em meio à multidão, o serviço de migração mudou a estratégia.

Ontem, cerca de 150 brasileiros foram impedidos de entrar no país, tiveram seus documentos de identidade apreendidos e foram escoltados por agentes da Polícia Nacional até a fronteira.

Além dos funcionários de lojas paraguaias, turistas foram barrados. O coordenador da operação, Wilson Monzón, disse que os turistas estão pagando pela desonestidade de quem dribla a fiscalização. Cerca de 450 brasileiros foram expulsos do Paraguai, em cinco dias de fiscalização.

A exigência do comprovante de residência, além do visto permanente de migração, começou depois que a Receita Federal aumentou a fiscalização na fronteira contra o contrabando. A operação afastou sacoleiros, reduziu pela metade o movimento no comércio paraguaio e aumentou o desemprego em Cidade do Leste e Foz do Iguaçu (PR).