Título: SEVERINO VOLTA AO PLANALTO PARA MAIS UMA CONVERSA COM DIRCEU
Autor:
Fonte: O Globo, 02/04/2005, O País, p. 8

Lula recebe presidente do Uruguai, que não dá apoio explícito a vaga na ONU

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Casa Civil, José Dirceu, estão se reaproximando do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). O primeiro passo ¿ depois do desastrado ultimato dado por Severino a Lula para que nomeasse logo o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) ministro das Comunicações ¿ foi dado pelo PP esta semana.

Com a base fragmentada, o PP de Severino foi fundamental para o sucesso da estratégia de obstrução do governo para impedir que a oposição capitalizasse a aprovação da correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física durante a votação da Medida Provisória 232. Ontem, Severino se reuniu com Dirceu, no Planalto, para dar prosseguimento a essa reaproximação. Segundo o líder do PP na Câmara, José Janene (PR), o ministro agradeceu a ajuda do PP.

¿ Fizemos um gesto de boa vontade para com o governo do presidente Lula. Cabe agora ao presidente Lula e ao governo fazer a sua parte ¿ disse Janene.

Mas ele negou que essa contrapartida seja a nomeação de um pepista para o ministério.

Lula se encontra com presidente do Uruguai

Em meio às articulações de Dirceu, o presidente Lula se reuniu ontem com o presidente uruguaio, Tabaré Vásquez. O governo brasileiro quer promover um intercâmbio de experiências na área social com o Uruguai. Lula disse que gostaria de conhecer melhor o Plano Nacional de Emergência Social implantado no país vizinho e ofereceu ao presidente uruguaio apoio para repassar experiências brasileiras, como o Fome Zero.

Apesar da proximidade ideológica, por serem dois políticos de esquerda, e de se chamarem de amigos e companheiros em seus discursos, Lula não recebeu um apoio explícito de Vásquez à candidatura do Brasil a uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente uruguaio disse apenas que considera legítimas as aspirações do Brasil e ressaltou que o Uruguai aguarda os acontecimentos.

¿ Conhecemos as legítimas aspirações históricas do Brasil para integrar o Conselho de Segurança da ONU. Somos comprometidos como país, uma vez que se resolva na organização o aumento do número de integrantes do Conselho, a estudar, levando em conta as aspirações que o Brasil tem e que o Uruguai observa com atenção, respeito e carinho ¿ disse Vásquez.

Lula já recebeu várias manifestações diretas de apoio. Segundo assessores do Planalto, a declaração foi normal e mostra que o Uruguai também quer mudanças nas Nações Unidas.

www.oglobo.com.br/pais