Título: POLÍCIA FEDERAL ABRIRÁ INVESTIGAÇÃO PARALELA
Autor: Gustavo Goulart
Fonte: O Globo, 02/04/2005, Rio, p. 14
Presidente determinou a colaboração
O secretário nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, anunciou que a Polícia Federal abrirá um inquérito paralelo à polícia do Rio para investigar a matança. Segundo ele, a Constituição dá poderes à União para intervir em casos de comoção nacional.
¿ No final das investigações a Polícia Federal anexará um relatório ao inquérito da Polícia Civil ¿ disse.
Horas antes, o secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, dissera que a investigação seria conduzida apenas pela Delegacia de Homicídios da Baixada. Nilmário foi taxativo:
¿ A Polícia Federal vai agir, sim. Essa é uma determinação do presidente Lula.
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, acertou ontem com a governadora Rosinha Garotinho como se dará a ajuda da PF. Bastos classificou a chacina de tragédia e disse que os criminosos serão identificados, presos e punidos de forma exemplar. Ontem, foi feito um minuto de silêncio em uma cerimônia da qual ele participava.
A governadora Rosinha Garotinho confirmou ter recebido a oferta do governo federal, mas disse que a coordenação das investigações ficará com as autoridades estaduais. Rosinha, que determinou rigor na apuração, não deu entrevistas e se manifestou sobre a chacina só por meio de sua assessoria, depois de se reunir com Itagiba.
¿ Como mãe, considero esses bandidos verdadeiros monstros por terem tirado a vida de crianças inocentes.