Título: DAIMLERCHRYSLER CANCELA O PROJETO DO CARRO QUE SERIA FEITO EM JUIZ DE FORA
Autor: Rogério Louro
Fonte: O Globo, 02/04/2005, Economia, p. 30

Montadora não fará o Smart Formore e deixará de produzir o Classe A

O anúncio de reestruturação da marca de automóveis Smart, da DaimlerChrysler, feito ontem na Alemanha, afeta diretamente a fábrica do grupo em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em meio a várias medidas para tornar rentável a Smart, foi cancelado o projeto de produção do utilitário esportivo Formore, que seria feito na fábrica mineira a partir de 2006.

Em Juiz de Fora, o Smart Formore iria substituir o Mercedes-Benz Classe A, que, segundo a DaimlerChrysler do Brasil, deixará de ser produzido no segundo semestre. Como o novo carro não entrará em produção, a situação da unidade está indefinida.

¿ A fábrica não tem perspectiva, não há outro modelo previsto para manter o funcionamento e o clima entre os funcionários é de intranqüilidade ¿ afirma João César da Silva, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora. A fábrica tem 1.160 trabalhadores.

Metalúrgicos querem uma audiência pública

Em busca de uma definição para o futuro da fábrica, o sindicato negocia com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais a realização de uma audiência pública na próxima semana com representantes da montadora e dos governos municipal, estadual e federal.

¿ O município e o estado deram vários incentivos para a instalação da fábrica na cidade, como obras de infra-estrutura e isenção de IPTU, e precisam cobrar uma definição ¿ defende César da Silva.

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Nélio Brumer, estão em Portugal, mas, segundo os assessores da secretaria, foram informados ontem pela montadora do cancelamento do projeto.

A fábrica de Juiz de Fora foi inaugurada em 1999, após um investimento de US$820 milhões, para produzir o Classe A, da marca Mercedes-Benz. Na época do anúncio da construção da planta, a montadora chegou a divulgar que pretendia produzir 70 mil carros por ano, mas este volume nunca foi alcançado. Em 2000, no melhor ano de produção, a fábrica não fez mais de 15 mil carros.

Com o Smart Formore, a DaimlerChrysler pretendia atingir uma produção anual de 60 mil carros, sendo que a metade seria exportada para os Estados Unidos, país onde a marca ainda não atua. A Smart, que também não comercializa veículos no Brasil, foi criada em 1998 como uma marca de pequenos carros urbanos. Mas, desde então, acumula prejuízos.