Título: LUGAR DE VICE PODE FICAR COM O PMDB EM 2006
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 03/04/2005, O País, p. 12

Peemedebistas dizem que conversas com Lula estão avançadas

BRASÍLIA. Os peemedebistas admitem que podem ser mesmo o pivô da separação entre o presidente Lula e seu vice, José Alencar. Nas últimas semanas, Lula e o chefe da Casa Civil, José Dirceu, têm conversado com líderes do partido com vistas a uma aliança para 2006, e o lugar de vice na chapa não está descartado.

¿ As conversas realmente avançaram muito e passaram das intenções. O presidente Lula resolveu assumir as articulações e vem dialogando mais fortemente com o PMDB como um todo. A saída do vice José de Alencar para a disputa pelo governo de Minas poderia facilitar muito a abertura que o presidente Lula gostaria de dar ao PMDB ¿ diz o deputado Henrique Eduardo Alves(PMDB-RN)

¿ Se houver esse acordo, o PMDB tem muitos nomes para indicar como vice de Lula ¿ diz o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ele próprio candidato ao posto.

Os articuladores das alianças que serão fechadas para garantir a reeleição de Lula em 2006 revelam que uma das saídas, negociadas pelo próprio presidente com o PT mineiro, seria o apoio do partido à candidatura do vice ao governo de Minas.

Presidente do PL confirma descontentamento de vice

Alencar alterna momentos de recolhimento com outros de críticas ao governo. Além de cobrar que o projeto de mudança da política econômica, prometido na campanha, seja efetivamente executado, Alencar não agüenta mais ver os gargalos da infra-estrutura aumentando cada dia mais.

No Ministério da Defesa, em que ele esperava passar pouco tempo, tem priorizado o atendimento de políticos mineiros, deixando aos comandantes das três forças a tarefa de executar as políticas da pasta.

¿ Quando Lula decidiu tê-lo na chapa, disse: ¿Doutor Zé, o senhor é um economista que deu certo na prática¿. Lula acenou então que ele teria participação efetiva na política econômica, e isso não aconteceu. Eu até concordo que naquele momento o Zé era fundamental para acalmar os setores econômicos. Agora o Lula está precisando de um candidato mais à esquerda ¿ diz Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirma que o maior foco de descontentamento de Alencar é mesmo com a política econômica e com a autonomia sem limites dada ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

¿ Nós queremos caminhar com o Lula, queremos que ele acerte. Mas ninguém pode concordar com um cidadão que aumentou nossa dívida interna em R$200 bilhões e que não investe em infra-estrutura. Parece que o Palocci fez um acordo com o diabo ¿ disse Valdemar.