Título: Dezessete nomeações num só dia
Autor:
Fonte: O Globo, 02/04/2005, Economia, p. 35

Anúncio de novos cardeais e bispos, aprovados por João Paulo II, surpreende por quantidade

O Vaticano anunciou ontem a nomeação de 17 novos bispos e arcebispos e a renúncia de outros seis. A nomeação de bispos e cardeais é uma prerrogativa do Pontífice e o grande número de aprovações e renúncias, divulgadas num único dia, foi vista por muitos observadores como um indício de que o fim da vida do Papa se aproxima e que ele não gostaria de deixar assuntos pendentes.

A lista inclui bispos em Ásia, África, América Latina, Europa e na região do Oceano Pacífico. Ela já estava pronta e teria sido liberada ontem diante da possibilidade de uma morte em breve do Papa, avaliou um especialista. Mas para outros observadores, o anúncio pode ser uma tentativa de o Vaticano mostrar que continua em funcionamento apesar do estado de saúde do Pontífice.

Mudança em Manágua e na Argentina

Entre as nomeações, está a de um novo núncio para o Japão, monsenhor Alberto Bottari de Castello, e para a Nova Zelândia, Charles Daniel Balvo.

Já entre as renúncias aceitas pelo Papa, estão nomes conhecidos como a do cardeal Miguel Obando y Bravo, arcebispo de Manágua, Nicarágua, que se afasta por limite de idade. Ele será substituído por Leopoldo José Brenes Solórzano.

Outra renúncia aceita é a do arcebispo de Resistência, na Argentina, Carmelo Juan Giaquinta. Mas o nome de seu substituto não foi anunciado.