Título: FIÉIS BRASILEIROS FAZEM JORNADA DE ORAÇÕES
Autor:
Fonte: O Globo, 02/04/2005, Economia, p. 35

Padre Marcelo Rossi vai celebrar hoje duas missas especiais pelo Pontífice em São Paulo

Em missas e vigílias por todo o país, os brasileiros rezaram pela saúde do Papa João Paulo II. O Santuário do Terço Bizantino, em São Paulo, programou duas missas especiais hoje e amanhã. Em vez da Ave Maria, será rezado o texto da misericórdia de Jesus, às 15h.

¿ Escolhemos esse horário porque é a hora em que Jesus morreu ¿ explicou o padre Marcelo Rossi, que anteontem celebrou uma missa com a presença de 20 mil pessoas.

Em Campo Grande, fiéis vão a lugares visitados pelo Papa

A Catedral Basílica de Curitiba ficou lotada de fiéis em vigília desde a manhã de ontem. A Missa Especial da Saúde, da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi dedicada ao Papa e, mesmo depois do culto, as orações continuaram. Em Londrina e Maringá, foram celebradas missas nas catedrais. Centenas de católicos passaram pela capela do Bosque do Papa João Paulo II, em Curitiba. O bosque foi inaugurado logo após a visita do Papa à cidade, em 1980. A turista Cristina Mota, de Petrópolis, rezou com a família.

¿ Recebi a benção do Papa nas três visitas dele ao país. Vim para pedir que Deus o ajude a enfrentar a dor ¿ disse.

A curitibana Arlete Calabrevi não conseguiu conter o choro ao saber da gravidade do estado de saúde do Papa.

¿ Estou muito triste. Quando ele veio a Curitiba, acompanhei a missa ao lado de meu esposo. Nós recebemos a bênção deste Papa humilde e cheio de amor ¿ lembrou.

Em Campo Grande (MS), fiéis também lembraram a visita do Papa. Eles se concentraram na Catedral de Santo Antônio e na igreja do hospital São Julião. Quando esteve no Mato Grosso do Sul, em outubro de 1991, o Papa celebrou missas nestes dois lugares. No hospital São Julião, referência no tratamento da hanseníase, o Papa registrou sua visita na entrada da igreja. Deixou a marca de um dos pés no cimento fresco preparado pela irmã Sílvia Vecellio. Ela quebrou o protocolo para conseguir o feito, já que o Cerimonial do Vaticano não autorizara a inclusão deste tipo de homenagem na programação.

¿ Só nos resta rezar para que o Papa tenha uma morte digna ¿ disse o arcebispo de Campo Grande, dom Vitório Pavanello, que orientou as paróquias a celebrar missas em homenagem a João Paulo II.

Mais orações no santuário de Madre Paulina, em SC

Católicos de Santa Catarina se reuniram para rezar pela saúde do Papa no santuário de Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, em Nova Trento, pequena cidade onde a santa passou a maior parte da vida. A freira brasileira nascida na Itália foi canonizada por João Paulo II em 2002 e beatificada em 1991, durante a visita do sumo pontífice a Florianópolis. As missas no santuário estão sendo oferecidas ao Papa e é esperado aumento significativo no número de peregrinos que visitarão a cidade neste fim de semana.

Em Florianópolis, há uma corrente de oração por João Paulo II desde ontem na paróquia de Santo Antônio.

¿ A situação do Papa é muito delicada, mas devemos considerar uma benção esse prolongamento de vida que foi concedido a ele até agora ¿ disse o arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Krieger.