Título: SEQÜESTRADOR DE OLIVETTO ELABOROU MANUAL DO CRIME
Autor: Letícia Helena
Fonte: O Globo, 03/04/2005, O País, p. 15

Quadrilha de Norambuena registrou todos os passos do crime em notebooks, como revela o livro `Na toca dos leões¿

Mais do que elaborar um seqüestro cinematográfico, o chileno Mauricio Norambuena ¿ que manteve o publicitário Washington Olivetto em cativeiro por 53 dias ¿ produziu um manual virtual do crime, apreendido pela polícia no laptop do chefe da quadrilha. Os relatórios com o passo-a-passo da vigilância ao publicitário nos dias que antecederam sua captura, as planilhas dos gastos da quadrilha e até um diário do crime são revelados, pela primeira vez, no livro ¿Na toca dos leões¿, do jornalista Fernando Morais. Ao contar a história da agência de publicidade de Olivetto, a W/Brasil, Morais reconstitui o seqüestro, ocorrido em 11 de dezembro de 2001, com base nas informações contidas nos oito notebooks da quadrilha.

Em circulares, Norambuena determinava desde o comportamento dos encarregados de registrar a rotina de Olivetto ¿ tratado como Objetivo, Átila, Franklin ou Novedad ¿ até táticas para o caso de alguém ser preso. As informações mais importantes eram criptografadas. Nos dias que antecedem o seqüestro, o fluxo de dados diminui. Segundo o livro, a própria polícia desconfiava que a quadrilha tivesse um sistema para apagar as informações.

Quadrilha tinha outra potencial vítima em mente

Nos computadores, a polícia encontrou outras informações preciosas. A quadrilha preparou um plano B, ou H2, para o caso de não conseguir levar Olivetto. A vítima seria outro publicitário, Nizan Guanaes, chamado, pelo grupo, de Nestor ou Orion. Por meses, os seqüestradores esmiuçaram sua rotina e a de sua família.

E, apesar da dedicação total à preparação do seqüestro de Olivetto, Norambuena encontrava tempo para acompanhar atentamente o noticiário. Numa das anotações, comenta o seqüestro de Princesa, que, segundo o livro, seria Patricia Abravanel, filha de Silvio Santos. ¿Nós assistimos ao recente caso da `Princesa¿ e da análise desse fato se depreende que nos defrontaremos com um adversário que realizará grandes esforços para nos capturar. Esse episódio é um alerta para nós e exigirá medidas ainda mais rigorosas para evitar a atividade inimiga (da polícia) contra nós¿.