Título: UM NEGOCIADOR HÁBIL QUE NÃO ADMITE DERROTA NA CORRIDA À ORGANIZAÇÃO
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 03/04/2005, Economia, p. 38

Candidato do Brasil a dirigir OMC coleciona vitórias em conflitos comerciais

BRASÍLIA. Persistência e determinação são características marcantes do embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa, candidato brasileiro à direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Esse carioca de 60 anos, casado com uma diplomata, Maria Lúcia, e pai de três filhos, é tido pelos colegas como um negociador de mão cheia.

¿ Ele é um negociador hábil, capaz de discutir qualquer assunto. Mas o embaixador gosta mesmo é de política, daí sua vocação para a diplomacia ¿ afirma um colega de Itamaraty.

Seixas Corrêa foi um dos principais articuladores do G-20 (grupo de países em desenvolvimento), no fim de 2003. Era um momento crucial, em que as negociações agrícolas estavam de fato ameaçadas pela intransigência dos países desenvolvidos. Ele também contabiliza vitórias importantes em contenciosos contra os Estados Unidos, no caso do algodão, e contra a União Européia, por causa dos subsídios concedidos aos produtores de açúcar da região.

Atualmente, ele está em plena campanha. Quando conversou com O GLOBO por telefone, na última quinta-feira, estava em Londres, prestes a embarcar para a Tailândia. Essa determinação atribuída a ele por seus colegas funciona bem nesse processo. Em nenhum momento o diplomata admite a possibilidade de perder a eleição. Otimista, acredita que os países sul-americanos não abandonarão o Brasil nessa empreitada.

¿ Campanha é assim mesmo ¿ ressalta, numa resposta política por natureza. (Eliane Oliveira)