Título: OFICINAS CONTRA A CULTURA DA CÓPIA
Autor: Carlos Vasconcellos
Fonte: O Globo, 03/04/2004, Economia, p. 43

Programa do Senai capacita pequenas empresas para investir em design

Apesar dos avanços no design brasileiro, prêmios e escritórios badalados são apenas a ponta visível do fenômeno. Para aumentar a competitividade brasileira, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, conta com um programa iniciado no governo anterior para estimular o design. Com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o ministério faz uma cruzada para convencer empresas a investir nessa atividade. Não é fácil.

¿ Existe a tentação e a cultura da cópia ¿ diz Antônio Martins Mello, secretário do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento e coordenador do Programa Brasileiro de Design.

Num esforço para acabar com esse preconceito, foram criadas as oficinas de design do Senai. Desde 2000, elas já atenderam a 300 empresas em diversos pólos industriais do país. As oficinas, bancadas em parceria com o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento, abordam o desenho do produto, a adaptação da linha de montagem, as embalagens e até o marketing. O custo de uma oficina com duração de dez meses, para 15 empresas, é de R$110 mil, segundo o Senai. Os organizadores pagam 90% do custo e as empresas dividem o restante, pagando cada uma cerca de R$74 por mês.

Fernando Facchin Filho, gerente da Unidade de Tecnologia do Senai Nacional, concorda e diz que as empresas que experimentam as vantagens do design não abrem mão dos benefícios que esse investimento proporciona.

¿ Depois da primeira rodada, muitos pólos pedem novas oficinas ¿ diz. (C.V.)