Título: ATAQUE SAMURAI EM IGREJA
Autor:
Fonte: O Globo, 04/04/2005, O Mundo, p. 20

Homem armado de espada invade templo protestante na Alemanha, mata um e fere três

STUTTGART, Alemanha

Um homem brandindo uma espada samurai invadiu ontem, numa explosão de fúria, uma igreja protestante em Stuttgart, no sul da Alemanha. Na investida, ele matou uma mulher e feriu outras três pessoas gravemente. O motivo do ataque ¿ classificado pelas autoridades locais como ¿um banho de sangue¿ ¿ não foi esclarecido. A igreja invadida é freqüentada por moradores de etnia tamil de um distrito de Stuttgart.

A polícia prendeu o agressor, um homem de 25 anos da etnia tamil, morador do distrito de Zuffenhausen, no norte de Stuttgart. Ele ainda segurava a espada quando a polícia o deteve, logo após o ataque, usando spray de pimenta para neutralizá-lo. Com ele, a polícia encontrou também uma pistola, que não chegou a ser usada. O homem já havia invadido de forma violenta a igreja metodista localizada no mesmo distrito.

¿ O agressor de 25 anos provocou um banho de sangue na igreja ¿ disse Michael Kuehner, chefe de polícia de Stuttgart. ¿ Ele invadiu a igreja brandindo a espada samurai e atacou a esmo as pessoas que encontrava em seu caminho.

Polícia descarta motivação política

Segundo o policial, houve pânico e caos na igreja, onde foram encontrados pessoas com membros decepados. Uma mulher de 43 anos morreu em conseqüência dos ferimentos. Um homem e outra mulher também foram gravemente feridos e um segundo homem teve a mão decepada. Todas as vítimas são de etnia tamil. A calçada em frente à igreja ficou coberta de sangue.

As autoridades não revelaram o nome do agressor nem os motivos que o levaram a invadir o templo protestante e agredir aleatoriamente os fiéis. De acordo com a porta-voz da polícia de Stuttgart, Julia Christiani, o ataque provavelmente teve motivos pessoais ou familiares. Autoridades descartaram qualquer motivação político-ideológica. Segundo elas, o homem detido não tem um histórico de ativismo político violento.

Cerca de 65 pessoas ¿ metade delas crianças ¿ estavam na igreja durante o sermão da tarde, quando o homem atacou o templo. Os fiéis usaram cadeiras para se defender dos golpes do agressor. A polícia também não esclareceu se as vítimas do ataque eram da Índia ou do Sri Lanka, países de origem da etnia tamil.

O principal elemento que compõe e distingue a etnia tamil é o seu idioma. Calcula-se que cerca de 40 milhões de pessoas utilizam o dialeto tamil, a maioria na Índia e no Sri Lanka, embora exista um histórico de imigração entre os membros dessa etnia. Na Alemanha, há cerca de 50 mil tamis.

Os tamis chegaram a ocupar parte do sul da Ásia, antes da chegada de populações de idioma indo-europeu, por volta de 1.500 a.c. Embora 80% dos tamis do Sri Lanka e 90% dos que vivem na Índia sejam hindus, tamis imigrantes adotam outras religiões, mantendo como vínculo étnico o idioma e a cultura. Embora minoria, muitos tamis se converteram ao cristianismo.