Título: SUNITA ASSUME PARLAMENTO IRAQUIANO
Autor:
Fonte: O Globo, 04/04/2005, O Mundo, p. 20

Eleição de al-Hassani põe fim a disputa

BAGDÁ. O sunita Hajem al-Hassani foi eleito ontem presidente do novo Parlamento iraquiano, pondo fim a vários dias de paralisação provocada pela disputa política pelo cargo e marcando o primeiro passo rumo à consolidação do governo. Al-Hassani, ministro interino da Indústria, obteve 215 votos de um total de 241 deputados presentes ao Parlamento, que conta com 275 membros.

Na sessão da semana passada, os deputados não conseguiram chegar a um acordo e a sessão foi encerrada em meio a gritos e acusações. Mas as diferentes correntes conseguiram se organizar e chegar a um consenso. O ex-cientista nuclear Hussain al-Shahristani, um xiita, e o funcionário público curdo Aref Taifour, foram eleitos adjuntos de Al-Hassani.

¿ É o momento para que o paciente povo iraquiano seja tratado com a dignidade que Deus lhe deu ¿ disse Al-Hassani, ao aceitar o novo cargo.

O árabe sunita foi eleito presidente do Parlamento em uma tentativa de criar vínculos com a minoria que dominou o Iraque até a derrubada do ditador Saddam Hussein. Os sunitas são considerados responsáveis pelas rebeliões.