Título: JUÍZA TEM FAMA DE DURONA
Autor: Vagner Ricardo e Flávia Oliveira
Fonte: O Globo, 05/04/2005, Economia, p. 19

Ana Paula já mandou traficantes e fraudadores para cadeia

A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, titular da 6ªVara Criminal da Justiça Federal há seis anos, é conhecida por proferir decisões duras e corajosas. Mas a condenação dos ex-diretores do Banco Central e de banqueiros é um dos seus casos mais rumorosos, no qual chegou a receber críticas diretas do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que tachou de arbitrária a decisão da juíza de ordenar busca e apreensão de documentos na casa do ex-presidente do BC Francisco Lopes, em 99, na fase de diligências.

Outra condenação imposta pela juíza foi a do argentino César Arrieta, em fevereiro de 2004, considerado o maior fraudador do INSS pela CPI da Previdência. Arrieta foi condenado a 16 anos de reclusão. Outros três integrantes da quadrilha, a advogada Regina Maria de Souza Lopes e os policiais federais (demitidos por decisão da magistrada) Jenis Honorato Espindola e Tília de Souza Cruz, foram condenados a 5 anos e quatro meses.

As prisões temporárias autorizadas pela juíza também ajudaram a desbaratar, em 2004, uma quadrilha que traficava cocaína em aviões da FAB, com a participação de dois oficiais da Aeronáutica. Ana Paula é considerada uma excelente professora de Direito Penal. Antes da escolha pela magistratura, Ana Paula queria ser diplomata ou jornalista, mas desistiu por influência do pai, advogado. (VR)