Título: CÂMARA PROMETE VOTAR REFERENDO
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 05/04/2005, O País, p. 3
Consulta sobre armas vai a plenário semana que vem, diz Severino
APARECIDA (SP). O presidente de Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), anunciou ontem que vai pôr em votação na próxima semana o projeto que regulamentará o referendo sobre a proibição do comércio de armas. Ontem, o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, pediu a Severino para agilizar a votação e apoiar medidas que colaborem com a paz. Severino participou, em Aparecida, da festa de São Benedito.
O arcebispo também pediu que Severino mantenha sua posição contrária à liberação do aborto. Severino disse que é contra a prática em qualquer situação, mesmo em casos de estupro.
¿ O pedido de meu amigo dom Raymundo é uma ordem, irei botar o plebiscito do desarmamento na pauta de votação. Como católico, sou contra a prática do aborto e a favor do desarmamento e vou trabalhar por isso ¿ disse.
Ao falar sobre a recente crise com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a reforma ministerial, Severino disse que respeita o governo, mas lembrou que a Câmara é um poder independente.
¿ Não vou seguir ordem ou autorização de ninguém, nem da Justiça e nem do Executivo. Não quero dizer com isso que vou criar problemas para a administração do país.
O deputado cumpriu uma maratona em Aparecida e Pindamonhangaba, onde se reuniu com líderes políticos e religiosos. Severino pretendia visitar o Santuário de Aparecida, para rezar junto à imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas acabou desistindo. Ele assistiu à missa campal em louvor a São Benedito, padroeiro de Aparecida, em um palanque montado ao lado da igreja do santo. A festa atraiu cerca de 200 mil pessoas à cidade ontem, feriado municipal.
www.oglobo.com.br/pais