Título: LULA RECEBE QUÉRCIA EM BUSCA DE APOIO ATÉ PARA 2006
Autor: Ilimar Franco e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 05/04/2005, O País, p. 11

Presidente discute aliança com PMDB no Congresso e diz que PT apoiará peemedebistas em diversos estados

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu mais um passo ontem para aproximar o PMDB do governo e da campanha pela sua reeleição em 2006. Durante uma hora e 40 minutos, Lula conversou com o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, presidente do PMDB paulista, no Palácio do Planalto. Interessado numa coligação com o PMDB ano que vem, Lula disse que o PT deverá apoiar candidatos peemedebistas em diversos estados e em outros abrir espaço para o PMDB indicar candidatos a vice ou ao Senado nas chapas encabeçadas por petistas.

O encontro com Quércia, o primeiro desde que Lula tomou posse, foi precedido de uma reunião, no início de março, entre o ex-governador e o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo. A ala governista do PMDB trabalha para indicar o vice na chapa de Lula, mas, para isso, precisaria garantir a unidade do partido.

¿ O presidente me pediu para ajudar no esforço para unir o PMDB em torno do apoio ao governo na Câmara. Concordamos que, neste momento, não adianta falar das eleições de 2006. Agora temos de ampliar as conversas. Conversar mais com mais profundidade a respeito dessa aliança para colaborar com o governo do PT ¿ disse Quércia.

Em SP, candidato do PT teria vice do PMDB

Ao sair da audiência, Quércia afirmou que, hoje, o partido tende a ter candidatura própria à Presidência. Por isso, o PMDB também estaria planejando lançar candidato próprio ao governo de São Paulo.

Em São Paulo, líderes petistas pretendem ceder a um nome do PMDB a candidatura a vice-governador. Justamente para não fechar as portas para futuros entendimentos, que impliquem uma participação ainda maior do PMDB no governo Lula, Quércia sugeriu ontem que se deixasse para tratar de alianças nas sucessões presidencial e estaduais no ano que vem. O peemedebista disse ainda que não tem compromisso com qualquer candidatura à Presidência.

¿ Não apóio a candidatura do Anthony Garotinho porque ele ainda não é o candidato. Se ele for escolhido pelo PMDB, vou apoiá-lo ¿ disse Quércia.

Haverá nova reunião entre governo, PMDB e PT

Quércia afirmou que a despeito do encontro de Garotinho com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não há movimento de aproximação com o PSDB. No encontro com Lula, ficou acertado que nas próximas semanas haverá uma reunião maior entre dirigentes e líderes do PMDB e representantes do governo e do PT.

Quércia reafirmou suas críticas à política econômica, cobrando mais ousadia, mas destacou que não integra a ala de oposição ao governo Lula, dizendo que nunca foi contra a participação do partido na base governista no Congresso:

¿ Nunca fiz objeção ao apoio do PMDB ao governo e sim a aspectos da política econômica. Entendemos que é preciso apoiar o governo no Congresso.