Título: PSDB ADIA ESCOLHA DE CANDIDATO
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 05/04/2005, O País, p. 11

Partido decide deixar para o fim do ano decisão sobre adversário de Lula

BRASÍLIA. O comando do PSDB decidiu deixar para o fim do ano a escolha do candidato do partido que vai enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2006. A decisão do PSDB foi tomada depois de os tucanos analisarem a experiência, considerada desastrosa, do lançamento da pré-candidatura do pefelista Cesar Maia.

Segundo os tucanos, a pré-candidatura sofreu forte bombardeio do governo federal assim que começou a subir nas pesquisas. A direção do PSDB concluiu que o próximo alvo seria o governador Geraldo Alckimin. A preocupação é tanta que o PSDB não vai centrar num único nome o programa e as inserções em rádio e televisão que serão exibidos entre fim de maio e início de junho.

¿ O governo pode estar com pressa nessa escolha do PSDB. Mas não temos urgência. Temos até o fim do ano para decidir. Vamos deixar a questão decantar, até porque temos vários nomes ¿ diz o presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG).

O deputado Jutahy Junior (BA), ex-líder na Câmara, concorda com a estratégia:

¿ Não vamos transformar nosso candidato, seja ele quem for, em alvo fixo do governo. Este é o ano de apenas expor as pessoas e as idéias ¿ disse.

A intenção do PSDB é aproveitar o espaço partidário na mídia para aprofundar a diferença administrativa da gestão tucana com o governo petista e apresentar os quatro potenciais presidenciáveis do partido: os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Aécio Neves (MG), o prefeito de São Paulo, José Serra, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.