Título: INFLAÇÃO CAI NO RIO E SOBE EM SP
Autor: Carlos Vasconcellos e Fabiana Parajara
Fonte: O Globo, 05/04/2005, Economia, p. 24

IPC-RJ foi de 0,29% em março. Índice paulistano fechou em 1,03%

RIO e SÃO PAULO. A inflação apresentou comportamentos opostos nas duas maiores cidades do país no mês de março. Enquanto o Índice de Preços ao Consumidor da cidade do Rio de Janeiro (IPC-RJ) caiu de 0,49% para 0,29% no mês passado, o índice no município de São Paulo (IPC-SP) foi de 1,03%, o maior nos últimos oito meses.

Segundo o coordenador de Análises Econômicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV-RJ, Salomão Quadros, os itens que mais contribuíram para a queda da inflação no Rio foram vestuário e alimentação, que ficaram em 0,32% e -1,43%, respectivamente. Os dois grupos respondem por 30% do índice.

¿ O setor de vestuário ainda sente o reflexo das promoções de fim de estação ¿ explica. ¿ E, no caso da alimentação, o maior impacto foi a redução forte no preço das hortaliças e legumes, que saiu de uma alta de mais de 13% para uma deflação de 1,45%.

Quadros, no entanto, afirma que a deflação dos alimentos não deve continuar, especialmente no caso dos produtos industrializados. Segundo ele, já há aumentos no atacado que, em alguns casos, ainda não foram repassados ao consumidor. É o caso, por exemplo, do óleo de soja, que subiu 4,30% no atacado, mas ainda não registrou aumento de preço no varejo.

Já em São Paulo, se não fosse a alta das passagens de ônibus urbanos na cidade, a taxa seria de 0,40%, muito próxima à de fevereiro, que foi de 0,39%, segundo o economista André Braz, da FGV.

¿ Para o mês de abril, a influência do item transporte será menor. Em março, o grupo teve alta de 4,77%, sendo que mais de 90% desse índice vêm do reajuste das tarifas, já que gasolina e álcool tiveram até recuo de preços ¿ explica.