Título: GENOINO DIZ QUE PT VAI COBRAR METAS DO GOVERNO
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 06/04/2005, O País, p. 10
Partido apresentará lista com cinco pontos principais, entre eles a redução da carga tributária
BRASÍLIA. Com discurso voltado para as bases do PT, que vão escolher seus novos dirigentes em eleições diretas em setembro, o presidente do partido, José Genoino, anunciou ontem metas que o PT vai cobrar do governo para a transformação do crescimento econômico em desenvolvimento e distribuição de renda. Segundo Genoino, serão cinco pontos, sendo a redução da carga tributária o principal. O assunto será levado diretamente ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci.
Além de tentar convencer Palocci a aceitar um pacote de medidas para reduzir gradativamente o volume de impostos, o PT vai brigar em 2005 pelo cumprimento das metas da reforma agrária, que estão em níveis abaixo do prometido; por investimento em infra-estrutura, área mais afetada pelos cortes no Orçamento; pela melhora do nível salarial e por uma solução para o problema da violência.
Genoino propôs essas metas após participar de uma esvaziada sessão solene no plenário da Câmara em homenagem aos 25 anos do partido.
Para Genoino, não é hora de começar a discutir 2006
Genoino disse que a prioridade do partido não é discutir já a eleição do ano que vem. Mesmo dispostos a brigar no governo para reduzir impostos, ele disse que vão gritar mais alto que a oposição para mostrar que o grande aumento da carga, cerca de 10%, aconteceu no governo Fernando Henrique.
¿ A carga tributária está alta, bateu no teto. Precisamos trabalhar para ela cair, mas tenho consciência de que isso não vai acontecer rapidamente. O PT é um partido do governo, mas pode sugerir e trabalhar para avançar nesses dois anos de mandato que faltam.
Em outra frente, Genoino disse que o PT precisa ganhar da oposição, na sociedade, o debate sobre o aumento de gastos públicos pelo governo:
¿ Vamos acabar com esse discurso fácil da oposição de que nós, no governo, aumentamos a gastança. O que fizemos foi investir para recuperar algumas instituições falidas como Polícia Federal, Ibama e Incra.
Ao falar da festa de aniversário, o presidente do PT disse que o maior desafio do partido, daqui para frente, é resolver qual será o modelo de desenvolvimento para o pais.
¿ O PMDB foi importante no processo de redemocratização. O PSDB foi importante pela luta contra a inflação. Nossa missão é transformar o crescimento em desenvolvimento, melhorando a qualidade de renda do brasileiro ¿ disse Genoino.
Somente o secretário da Pesca, José Fritsch, participou da sessão solene, além de parlamentares petistas e do embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago.