Título: CARRO MAIS CARO E COM FILA
Autor: Ronaldo D'Ercole e Cássia Almeida
Fonte: O Globo, 06/04/2005, Economia, p. 19

Aquecimento da economia faz vendas crescerem até 30% e preço subir mais de 15%

Apesar dos juros nas alturas e dos seguidos reajustes de preços, as montadoras voltaram a vender bem em março, e consumidores já enfrentam filas em concessionárias para conseguir comprar alguns modelos de zero quilômetro. Dos quatro grandes fabricantes, a Fiat é a que tem o maior número de modelos com lista de espera. A montadora lançou em meados de março três modelos populares com motor bicombustível, a nova febre no mercado.

Mas existe espera também para a compra de modelos mais caros. Entre eles, o Palio Weekend Adventure, da Fiat, que custa em torno de R$50 mil; o Corsa 1.8, da General Motors (GM), que tem preço a partir de R$30 mil; o Fox básico duas portas, de R$27.200; e o Corolla Fielder, novidade da japonesa Toyota, à venda a partir de R$62 mil. Estão também com fila de espera até carros importados, como a Nova Hilux, da Toyota, vendida por R$101.700.

¿ Na verdade, o mercado está aquecido. Os consumidores até esperaram cair os juros, como os juros não caíram, voltaram a comprar ¿ afirmou Edmo Pinheiro, presidente da Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat.

A afirmação de Pinheiro encontra eco nas estatísticas. As vendas reais de carros (descontando o efeito da inflação) aumentaram 18% nos últimos 12 meses até janeiro, mês em que a alta foi de 11,38%, na última Pesquisa Mensal de Comércio divulgada pelo IBGE. E os preços acompanham. Os reajustes praticamente mensais das montadoras foram direto para o varejo. De janeiro de 2004 a fevereiro deste ano, os preços dos carros novos subiram 15,34%, quase o dobro da inflação. No mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, apurado pelo IBGE) avançou 8,64%.

Crédito e emprego impulsionam vendas

De acordo com a agência especializada AutoInforme, as vendas de carros novos em março foram as melhores dos últimos quatro anos. Foram vendidas 149.493 unidades, 30,5% a mais do que em fevereiro. O número também supera em 5,5% as vendas de março de 2004. Os dados, coletados pela AutoInforme no Renavan, mostram ainda que a indústria acumulou vendas de 353.911 carros nos três primeiros meses do ano, 4,8% mais do que em igual período de 2004. Isso mesmo levando em conta que janeiro é um mês sempre ruim para a indústria, e fevereiro deste ano só teve 19 dias úteis.

¿ O crédito consignado, unido à confiança do consumidor de que não perderá o emprego, tem ajudado a impulsionar as vendas ¿ explicou o economista e professor da PUC Luiz Roberto Cunha.

Vendas aquecidas fazem o tempo de espera variar de uma semana a um mês, segundo Pinheiro, que tem duas concessionárias Fiat em Goiânia. A maior procura recai sobre o Mille (R$19.350), o Palio (R$22.210) e o Siena Fire (R$25.550), com motor flex 1.0 (movidos a álcool e gasolina), modelos lançados em 15 de março e que só começaram a chegar nas revendas no fim do mês.

De acordo com a matriz da Fiat, em Betim (MG), a oferta dos três novos modelos flex deve se normalizar na próxima semana.

¿ Há uma procura maior pelos novos modelos, sim, e um hiato entre a produção e a chegada dos carros na rede de concessionárias ¿ afirmou um porta-voz da Fiat.

Na concessionária Itavema (Fiat), em Botafogo, a alta é de 20% nas vendas pelas estimativas do gerente Antonio Carlos Maciel Junior:

¿ Com o lançamento da linha 2006, houve um desconto de R$800 no preço dos modelos 2005.

A GM reconhece também que a procura por modelos Corsa com motor 1.8 superou as expectativas e, com isso, a espera por esses modelos pode levar um mês.

¿ Até a empresa reagir à demanda maior leva um tempo ¿ disse um porta-voz da GM.

A GM já reajustou seus preços três vezes este ano, acumulando alta de 4,15%. E novos reajustes são esperados. Na rede Barrafor, concessionária da GM com três lojas no Rio, a espera ocorre se o cliente quiser um modelo específico, determinando cor e acessórios. Na linha Ford Ecosport, o mais vendido, a espera pode ser de 15 dias, para os modelos completos.

¿ Se o cliente for um pouco flexível, na cor e nos acessórios, leva o carro na hora ¿ afirma o gerente Ralph Lemos.

Importado: espera de até 60 dias

Na concessionária Abolição (Volkswagen), que fica no bairro de mesmo nome no Rio, o movimento aumentou 30% este ano, diz o gerente de Vendas Cícero de Souza. E o Fox é a grande estrela. Estrela em falta. Quem for à procura de um modelo básico com duas portas enfrentará espera que varia de dez a 15 dias. O carro, que vale R$27.200, está tomando espaço do Gol, o líder de vendas da marca.

O preço surpreendeu a estudante Antonia Faria. Apesar de não ter encontrado dificuldade para comprar o modelo quatro portas completo do Fox, esperava gastar até R$37 mil, mas pagou R$38 mil pelo seu primeiro carro zero.

Os carros da Volks sofreram quatro aumentos este ano. O mais recente, em 1º de abril, foi de 1,7%, de acordo com o gerente Souza.

Mas a expectativa pelo carro novo não se compara aos que têm R$101.700 para comprar a Nova Hilux, da Toyota. A espera, dependendo do modelo, pode chegar a 60 dias. A fila já tem cerca de 30 inscritos, de acordo com o supervisor de vendas Pablo Musso, da Inter Japan, de Botafogo.