Título: DE NORTE A SUL DO PAÍS, UM DOMINGO DE MISSAS LOTADAS
Autor:
Fonte: O Globo, 04/04/2005, Especial, p. 2

Dom Eusébio usa vestes que Pontífice utilizou na visita à Catedral Metropolitana em 1997

Por todo o Brasil, o domingo foi marcado por missas lotadas em homenagem ao Papa. No Rio, o cardeal-arcebispo da cidade, dom Eusébio Oscar Scheid, celebrou missa na Catedral Metropolitana com as vestes usadas pelo Pontífice em sua visita à arquidiocese, em 1997. O cálice utilizado na consagração do vinho para a Eucaristia também foi um presente do Papa na mesma ocasião.

¿ Foi uma forma de homenageá-lo. Estamos muito saudosos, mas não abatidos. João Paulo II foi um grande homem e nos mostrou que também devemos usar a razão para chegar a Deus. Seus discursos tinham tanta ênfase que às vezes parecia que ele estava gritando ao mundo sua mensagem ¿ disse o cardeal.

A missa oficial de sufrágio ao Papa será realizada amanhã, às 10h.

Em São Paulo, cerca de três mil pessoas passaram pela Catedral da Sé ao longo de todo o domingo. Às 15h, dom Benedito Beni dos Santos conduziu a cerimônia para 1.500 fiéis. O governador Geraldo Alckmin, o prefeito José Serra e o senador Eduardo Suplicy estiveram ontem na celebração. Alckmin e Serra fizeram a leitura de trechos do Evangelho.

Ainda em São Paulo, cerca de dez mil pessoas estiveram no Santuário do Terço Bizantino para ouvir palavras de conforto do padre Marcelo Rossi.

¿ Ontem, quando rezamos o Terço da Misericórdia, eu sabia que algo aconteceria. Ou ele iria melhorar ou ele iria morrer ¿ disse o padre.

Em Curitiba, a missa oficial em homenagem ao Papa será celebrada hoje, às 10h, na Catedral Basílica, no centro da cidade. O arcebispo dom Moacyr Vitti, que vai conduzir o culto, convidou os fiéis e também os padres de todas as paróquias da capital.

A Arquidiocese de Salvador determinou e as 365 igrejas católicas da capital baiana têm dedicado toda a sua programação de missas em sufrágio da alma de João Paulo II.

Ontem, todas as missas em Recife também foram em homenagem ao Papa. Na noite de sábado, a missa tradicionalmente celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, transformou-se em missa de sufrágio. Ele convocara os fiéis para que comparecessem à igreja para rezar pela saúde do Papa. A missa começou quase às 19h, com orações em intenção da alma de João Paulo II.

Com a bandeira do Vaticano hasteada a meio mastro em sinal de luto, a Catedral de Fortaleza celebrou ontem de manhã uma missa especial em sufrágio da alma do Papa. Curitiba, Campo Grande e Florianópolis também tiveram missas dominicais marcadas pela comoção e pela grande concentração de fiéis.