Título: POLONESES DO RIO CELEBRAM MISSA
Autor:
Fonte: O Globo, 04/04/2005, Especial, p. 2

No Rio, a comunidade polonesa, emocionada, celebrou uma missa em memória do Papa na Igreja de Nosso Senhor do Monte Claro, no Flamengo. A celebração, realizada em polonês, teve a presença do cônsul e do vice-cônsul da Polônia na cidade e muitos jovens.

¿ Estamos muito tristes com a morte do Papa, que para nós era também um amigo. Fizemos questão de prestar essa homenagem a ele em polonês. Também pretendemos organizar um livro de condolências, com assinaturas da comunidade polonesa no Rio, e enviá-lo ao Vaticano ¿ contou o vice-cônsul da Polônia no Rio, Ryszard Rzadzinski.

A igreja, que fica na Rua Marquês de Abrantes, toda semana celebra missas em polonês para a comunidade formada por imigrantes e descendentes. A notícia da morte de João Paulo II foi dada no sábado no momento em que jovens participavam de uma missa na mesma igreja, pedindo pela saúde do Pontífice.

¿ O padre que lia a homilia teve que fazer uma pausa assim que soube, pois não conteve a emoção. Essa é uma grande perda para todo o mundo, em especial para os poloneses ¿ conta a professora Aleksandra Sliwowska Bartsch, descendente de poloneses e que esteve com o Papa em duas ocasiões.