Título: `Ele era meu grande amor¿
Autor: Deborah Berlinck, Gina de Azevedo Marques e Monica
Fonte: O Globo, 05/04/2005, Especial, p. 1

¿Era o amor da minha vida¿. É assim que Halina Kwiatkowska, de 83 anos, lembra-se de Karol Wojtyla, de quem foi amiga quando jovem, e com quem fazia teatro. Ao saber que o Pontífice estava moribundo, Halina passou mal e precisou se internar numa clínica perto de Varsóvia.

Halina conta que, quando os dois eram jovens em Wadowice, ela olhava os colegas que jogavam bola no campinho vizinho da janela da cozinha e Karol ficava na porta, alto, em plena forma, com os cabelos compridos até os ombros. Ele tinha 13 anos e ela, 12.

¿ Era alegre e cordial. Muito diferente dos outros garotos, era encantador. Devorava textos filosóficos difíceis. Seus olhares emanavam raios ¿ diz.

Halina e Karol se encontraram pela primeira vez na escola de teatro de Wadowice. Ela interpretava o papel de Antígona e ele, seu amante Emone. Entre eles existia atração. Os dois pensavam num futuro comum.

¿ Quem sabe qual teria sido o resultado de tudo isso ¿ especula Halina.

Um dia ele lhe disse: ¿Halina, eu serei sacerdote¿. Ela chorou. Mas seguiu adiante, tornando-se atriz e casando-se. Depois que Wojtyla foi eleito Papa, visitou-o em Castel Gandolfo.