Título: SERRA: PT PAULISTANO É FISIOLÓGICO E AGE COMO CENTRÃO, GRUPO MALUFISTA
Autor:
Fonte: O Globo, 07/04/2005, O País, p. 5

Tucano acusa petistas de agirem em defesa de empreiteiras; Genoino reage

BRASÍLIA. O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), chamou ontem o PT paulistano de fisiológico e comparou o partido ao grupo denominado Centrão, formado majoritariamente por vereadores do PP, do ex-prefeito Paulo Maluf. Serra acusou o PT paulistano de estar trabalhando para liberar recursos das grandes empreiteiras de São Paulo. Ele citou como exemplo a pressão para pagar dívida da gestão Marta Suplicy (PT) de R$180 milhões relativa à construção de túneis no bairro dos Jardins.

¿ Eles (petistas) estão atendendo aos interesses das grandes empreiteiras. Porque nós fizemos um esquema de pagamento para atender aos pequenos credores. Pagamos mais de 90% dos credores. Eles querem derrubar isso para que se pague os grandes créditos que eles deixaram. Alguns, inclusive, de valor duvidoso. Eles obedecem aos interesses dos grandes grupos de São Paulo ¿ disparou Serra. ¿ Lá (em São Paulo) o PT é diferente. É o PT do Centrão. Eles têm o mesmo estilo. Os mesmos padrões de comportamento ético e legislativo. O PT, com a fisiologia, se fundiu de tal maneira que você não sabe distinguir o que é um e o que é outro.

Centrão foi o nome dado inicialmente ao grupo de deputados que se uniam em defesa de propostas fisiológicas na Constituinte, no Congresso Nacional, em 1987 e 1988.

Tucano diz que Marta também faz parte do grupo

Segundo Serra, a ex-prefeita Marta Suplicy também faz parte deste grupo petista. Ele condenou a prática política do PT paulistano:

¿ É a política de não prestar a atenção em custos, fazer obras sem projetos, do desperdício, de atender a esses interesses (duvidosos) e do loteamento da máquina.

O presidente do PT, José Genoino, reagiu dizendo que, em vez de atacar, o prefeito deveria mostrar serviço:

¿ O PT de São Paulo, que merece respeito, fez uma administração de quatro anos e o Serra não questionou isso na campanha eleitoral. Por que isso agora? ¿ disse Genoino. ¿ O PSDB quer antecipar o processo eleitoral de 2006, mas não vamos entrar nesta. Ele tem que mostrar a que veio.

Serra reagiu à obstrução petista na Câmara dos Vereadores, que está impedido a votação de um projeto que muda as regras da Previdência no município. Segundo Serra, o projeto, encaminhado há mais de um mês, nem foi lido em plenário. Ele afirma que, por causa disso, a prefeitura está perdendo R$300 mil por dia. As declarações foram dadas no início da noite, depois de uma reunião da cúpula do PSDB em Brasília.