Título: MAIORIA DAS ESCOLAS É DOS MUNICÍPIOS
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 08/04/2005, O País, p. 5

Diretora do Inep diz que estudo desfaz mito de que MST controlaria currículos

BRASÍLIA. A coordenadora nacional do Programa Nacional da Educação na Reforma Agrária (Pronera), Mônica Molina, ligada ao Incra, defendeu mais investimentos para ampliar a oferta de turmas de 5ª a 8ª série e de ensino médio:

¿ Sem educação o assentamento não se move. O governo tem que dar instrumentos aos assentados para que olhem o campo e vejam possibilidades.

O estudo mostrou que 96% das 8.679 escolas existentes nos assentamentos pertencem à rede pública de ensino. A maioria é mantida pelas prefeituras. Para a diretora de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Linda Goulart, o dado ajuda a desfazer mitos como o de que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outras entidades controlariam o currículo e o ensino nos assentamentos: só 166 escolas são mantidas por sindicatos, cooperativas ou movimentos sociais.

De acordo com o levantamento, 70% das escolas têm turmas multisseriadas, em que alunos de séries diferentes dividem a mesma sala de aula e o mesmo professor. Para Eliezer Pacheco, presidente do Inep, isso não prejudica necessariamente a qualidade do ensino.