Título: PT APOIARÁ POLÍTICA ECONÔMICA DE PALOCCI
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 08/04/2005, O País, p. 8
Campo Majoritário deixará claro, porém, que ela é conjuntural e não deve ser incorporada como tese partidária
BRASÍLIA. Os principais líderes do PT da tendência Campo Majoritário, que representa cerca de 70% do partido, fizeram um acordo em relação à defesa da atual política econômica do governo, mas não devem incorporar essa defesa à tese partidária. No texto que será apresentado na reunião da tendência, neste fim de semana no Rio de Janeiro, os elogios à política econômica devem aparecer na análise de conjuntura e não como parte do programa do PT. O que significa que o grupo vai apoiar a política do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, mas deixar claro que ela é circunstancial, fruto da conjuntura.
Solução para evitar defesa programática da alta de juros
Essa foi a solução encontrada para evitar que o partido faça abertamente a defesa programática da política de elevação de juros e de superávit fiscal rigoroso, temas que tanto incomodam os petistas. O acordo para um texto equilibrado foi selado num almoço esta semana entre o chefe da Casa Civil, José Dirceu, e Palocci. Os dois concordaram que era preciso fechar questão em defesa da política econômica.
Também ficou acertado que a defesa de temas polêmicos, como a autonomia do Banco Central e a reforma trabalhista, não entrarão na tese do Campo Majoritário ¿ documento que será submetido a votação no Encontro Nacional do PT, em setembro.
¿ Vamos reconhecer os acertos da política econômica, na circunstância conjuntural que vivemos. Porém, não vamos incorporar como tese definitiva esses elementos ¿ confirmou o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha.
Casa Civil divulga nota sobre reunião de ministros
Ontem, o ministro Dirceu negou a informação de que tivesse convocado aliados seus no PT para tentar aprovar mudanças no documento do Campo Majoritário. ¿Os ministros José Dirceu e Antonio Palocci já definiram uma agenda comum e vão juntos à reunião. De resto, o documento será debatido democraticamente, como é característico no Campo Majoritário e no PT¿, afirmou nota divulgada pela Casa Civil.
O presidente do PT, José Genoino, reagiu às notícias de que haveria uma articulação para derrubar, no documento, a defesa de teses ¿paloccistas¿.
¿ O que conta neste debate é o projeto de desenvolvimento do país. É preciso lembrar que a política econômica tem resultados positivos como a melhora na oferta de emprego e a queda do risco-Brasil. Agora, o PT não se divide em linha ¿paloccista¿ ou não. O PT é um time. A maioria do PT defende o governo Lula ¿ afirmou José Genoino.
Apesar da sintonia dos principais líderes do partido, integrantes do Campo Majoritário avaliam que o PT está sendo sufocado pelo governo Lula.
¿ Foi pela política que o PT chegou ao poder. Hoje, aumenta a insatisfação com o deslocamento do poder para a área econômica. O PT defende a estabilidade econômica e a austeridade fiscal. Mas não considero razoável a concentração de poder na área econômica ¿ disse o deputado Paulo Delgado (PT-MG).