Título: FH ORIENTA PSDB A TESTAR ALCKMIN E AÉCIO
Autor: Adriana Vasconcelos e Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 08/04/2005, O País, p. 10

Ex-presidente também recomenda ataque ao aumento de gastos públicos

BRASÍLIA. Na véspera da viagem a Roma na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o funeral do Papa João Paulo II, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso jantou com a cúpula do PSDB para afinar a estratégia dos tucanos rumo a 2006. Ele disse ter uma expectativa positiva sobre o desempenho do PSDB no ano que vem. A orientação é ter paciência, não lançar candidatos agora, mas expor os principais nomes à sucessão de Lula, especialmente os governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas. A interlocutores que o ouviram na casa do senador Tasso Jereissati (CE), ficou claro que o ex-presidente não se exclui da disputa.

Fernando Henrique demonstrou irritação com a insistência de tucanos em vê-lo concorrendo ao governo de São Paulo.

¿ Ficam me dizendo que devo ser governador de São Paulo, como se o partido não tivesse outra opção ¿ reclamou.

¿São Paulo tucanou¿, diz Fernando Henrique

Na avaliação do ex-presidente, o PSDB é competitivo numa campanha presidencial: a população paulista aprova a gestão de Alckmin e está satisfeita com a administração de José Serra na prefeitura da capital.

¿ São Paulo tucanou ¿ disse Fernando Henrique.

A exposição dos presidenciáveis tucanos começa em maio, com as inserções do partido no rádio e na televisão. Além de Alckmin, Aécio e do próprio Fernando Henrique, devem ter espaço o senador Tasso e o prefeito Serra.

A decisão de protelar a escolha do candidato foi influenciada pela experiência do PFL. Os tucanos consideram que o prefeito Cesar Maia se antecipou e sofre grande desgaste de imagem depois da intervenção federal em hospitais no Rio.

Participaram do jantar o senador Arthur Virgílio (AM) e o deputado Alberto Goldmann (SP), o presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG), o líder da minoria, senador Sérgio Guerra (PE), e o secretário de Governo de São Paulo, Arnaldo Madeira. Fernando Henrique reiterou a defesa de uma linha de oposição mais dura, com ataques à gestão petista, em particular ao excesso de gastos públicos.

No jantar, Fernando Henrique contou a conversa que teve com Lula, quando ele o convidou para a viagem a Roma:

¿ Estou falando ao lado de um monte de puxa-sacos seus aqui no Planalto ¿ disse Lula.

¿ Tive mesmo o cuidado de deixar um monte deles aí.