Título: DEPUTADOS FEDERAIS ELOGIAM O TRABALHO DA POLÍCIA NO CASO
Autor: Ana Wambier
Fonte: O Globo, 08/04/2005, Rio, p. 12

Câmara cria comissão para acompanhar a investigação do massacre

Deputados federais de uma comissão externa do Congresso Nacional criada para acompanhar a investigação da chacina da Baixada se reuniram ontem em Mesquita com representantes da Secretaria de Segurança, do Ministério Público, dos Comando de Policiamento da Baixada, dos batalhões da área e das delegacias locais e de homicídios. Segundo os deputados, o trabalho de investigação feito até o momento pelas três polícias (Militar, Civil e Federal) está bem elaborado e a autoria dos crimes está praticamente solucionada.

Durante o período em que a reunião acontecia, parentes e amigos de quatro policiais detidos administrativamente no 20º BPM (Mesquita) faziam protestos. Eles alegavam que os policiais foram detidos sem que houvesse prova contra eles. Um dos presos, o cabo Gilmar Simão, é o dono do Vectra branco apreendido pela Polícia Federal para perícia. Segundo o deputado Antônio Carlos Biscaia (PT), embora a autoria do crime esteja praticamente elucidada, ainda falta a prova técnica.

¿ A prova de balística, por exemplo, é fundamental. Ao que relataram, a polícia já fez alguns exames que deram resultado positivo. A prova é convincente e concreta. As investigações da chacina de Vigário Geral Geral começaram muito bem, com o recolhimento de provas muito fortes. Chegamos aos 33 policiais suspeitos, mas no meio do processo, a coisa desandou.