Título: TARIFA DE TELEFONE FIXO PARA CELULAR SUBIRÁ NA SEGUNDA QUINZENA DE ABRIL
Autor: Mônica Tavares
Fonte: O Globo, 08/04/2005, Economia, p. 20

Anatel tenta mostrar que é independente do governo e adia aprovação

BRASÍLIA. As ligações locais feitas de telefones fixos (como os residenciais) para aparelhos celulares só vão ficar mais caras na segunda quinzena deste mês. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou ontem que o aumento será de 7,99%, conforme o acertado na última quarta-feira entre o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, e as empresas de telefonia fixa. Porém, antes de entrar em vigor, o reajuste terá que ser aprovado pelo conselho diretor da agência, que tem reunião marcada para o dia 12.

O desconforto com o anúncio feito pelo ministro motivou a decisão dos conselheiros da Anatel. A expectativa era de que o aumento fosse homologado ontem pelos conselheiros. Mas eles decidiram enquadrar o novo presidente da Anatel, Elifas Gurgel, que aceitou a negociação comandada por Eunício ¿ que o indicou para o cargo. Os conselheiros se sentiram levando uma ¿bola nas costas¿, contou uma fonte, e temeram que uma autorização por método mais rápido sancionasse a ingerência de Eunício na agência.

O índice, depois de aprovado, precisa ainda ser publicado no Diário Oficial da União. Em seguida, as empresas deverão divulgar a seus clientes os novos valores, com anúncios na grande imprensa, 48 horas antes do início da cobrança.

¿ O objetivo foi deixar claro que as decisões da agência são tomadas pelo colegiado e que os conselheiros não são pilotados pela Esplanada ¿ garantiu uma fonte ligada à Anatel.