Título: Esconde-esconde com a imprensa
Autor: Carolina Brígido e Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 08/04/2005, Economia, p. 21

Presidente do BC dribla jornalistas

BRASÍLIA. O esquema de segurança do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, passou ontem mais de uma hora montando uma verdadeira operação de guerra para conseguir retirá-lo do Ministério da Fazenda sem passar pela imprensa, na porta principal do prédio. Meirelles teve um almoço com o ministro Antonio Palocci e teria que enfrentar uma série de perguntas sobre denúncias de crime contra o sistema financeiro nacional, evasão de divisas e crime eleitoral encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Claudio Fonteles.

Por isso, a segurança tentou despistar os jornalistas que estavam na portaria do Ministério da Fazenda, mandando o carro oficial de Meirelles para a garagem. Mas, ao constatar que também havia repórteres na saída alternativa, os seguranças montaram outro plano de escape.

Uma hora depois do almoço, o presidente do BC finalmente conseguiu sair por uma porta do Ministério da Fazenda que está quase sempre trancada. Ela só é aberta em eventos especiais ou para transportar equipamentos de grande porte. Desse modo, Meirelles escapou do assédio dos jornalistas. (Martha Beck)