Título: PARA BRASILEIRO, PROPAGANDA FUNCIONA
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 08/04/2005, Economia, p. 22

Ibope mostra influência em 84% e aprovação de 34% dos entrevistados

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP) ao Ibope mostrou que para a maioria dos entrevistados (84%) a propaganda tem influência no dia-a-dia e na decisão de compra. Segundo o estudo ¿Imagem da propaganda no Brasil¿ ¿ com entrevistas com duas mil pessoas em 140 municípios em 2004 ¿ 34% dos consumidores consideram a propaganda brasileira ótima ou boa. Mas para 39% ainda ela é regular e para 20%, péssima. A pesquisa é feita a cada dois anos.

A beleza das imagens, o humor, a sensualidade, a qualidade da música e a informação contida na propaganda brasileira são alguns dos pontos destacados pelos consumidores na pesquisa divulgada ontem.

A propaganda de utilidade pública foi considerada muito importante por 92% dos entrevistados, com destaque para campanhas de combate às drogas nas escolas. A pesquisa também mostrou que enquanto 26% declaravam em 2002 que a propaganda discriminava os mais pobres, em 2004 o percentual caiu para 15%.

¿ Essa percepção de que a discriminação na propaganda diminuiu se traduz no maior número de propaganda de redes de varejo direcionada às classes mais pobres ¿ avaliou o presidente da ABP, Armando Strozemberg. (Erica Ribeiro)