Título: ALDO REBELO DIZ QUE LULA REITEROU SUA CONFIANÇA EM ROMERO JUCÁ
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 09/04/2005, O País, p. 4

Para ministro da Coordenação Política, já foram dados `os esclarecimentos necessários¿

SÃO PAULO. O ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, disse ontem em São Paulo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou sua confiança no ministro da Previdência Social, Romero Jucá, acusado de irregularidades em um empréstimo no Banco da Amazônia. Segundo o ministro, Jucá já prestou os esclarecimentos necessários.

¿ O ministro Romero Jucá exerce uma função de confiança do presidente Lula. E o presidente Lula reiterou a sua confiança no ministro, que prestou todos os esclarecimentos sobre as notícias veiculadas a respeito dele e pediu que o Ministério Público e a Polícia Federal apressassem e concluíssem dentro do mais breve espaço de tempo possível as investigações, uma atitude de quem nada tem a temer ¿ disse Aldo Rebelo.

¿Não creio que isso possa atrapalhar o governo¿

As acusações contra Jucá ¿ que teria feito um empréstimo para a Frangonorte, empresa de sua propriedade em 1996, utilizando como garantias fazendas que não eram de sua propriedade ¿ não afetaram o governo, disse o ministro da Coordenação Política. O débito já chega a R$18 milhões.

¿ Desde que elas (as acusações) sejam, como foram, esclarecidas pelo ministro Romero Jucá e desde que ele próprio tenha pedido que o Ministério Público apressasse as investigações, não creio que isso possa atrapalhar o governo.

O ministro negou que o governo esteja enfrentando problemas por causa do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), presidente da Câmara.

¿ O governo não tem tido problema com o deputado Severino Cavalcanti. O governo tem com o deputado Severino relações institucionais, normais, e tenho excelentes relações políticas e pessoais com o deputado Severino Cavalcanti. Desse ponto de vista as relações do governo e a relação do ministro da Coordenação Política com o presidente da Câmara são relações satisfatórias.

O governo, disse o ministro da Coordenação Política, não pode interferir na vida dos partidos aliados, como no PP de Severino.

¿ Nós não podemos interferir na vida interna de uma partido da base aliada. Os partidos têm sua vida política independente do governo.