Título: FURLAN DIZ QUE TENTA SENSIBILIZAR LULA SOBRE REAL MAIS FORTE
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 09/04/2005, Economia, p. 27

Ministro alerta para demissões em alguns setores da economia

SÃO PAULO. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, afirmou ontem que tem se empenhado para sensibilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os integrantes da equipe econômica sobre os riscos da depreciação das cotações do dólar frente ao real, que poderiam prejudicar o ritmo das exportações. A afirmação foi feita em discurso para uma platéia de cerca de 200 empresários, reunidos no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

¿ Lula está sendo sensibilizado para o fato de haver dispensa de funcionários em alguns setores. Vou continuar com essa sensibilização, mas não quero fazer uma polêmica pública sobre isso ¿ disse o ministro, que já chegou a criticar publicamente a queda da cotação do dólar e nas últimas semanas mudou o tom de seu discurso, dizendo que os efeitos negativos se limitam a poucos setores.

Ao sair do encontro, perguntado se o Banco Central (BC) deveria adotar uma postura mais intervencionista para evitar novas quedas do dólar, Furlan disse que o BC ¿tem as suas regras¿ e que não caberia a ele tratar do assunto.

Ministro reclama de `ingerências políticas' e da burocracia

Ainda durante o evento no Ciesp, o ministro voltou a reclamar da burocracia e de ¿ingerências políticas¿ na aprovação de projetos de interesse de seu ministério e também na liberação de recursos para investimentos. Ele fez a afirmação com o propósito de explicar por que o projeto de política industrial apresentado no ano passado pelo governo ainda não saiu do papel.

¿ Se pudesse resumir, diria que alguns resultados saem do ministério porque não dependem de verba, não dependem da burocracia, mas só dos esforços diretos dos funcionários ¿ disse ele.

Torcedor do Corinthians, o ministro usou uma metáfora entre seu time e o trabalho no governo:

¿ Uma palavra que sempre tem de existir é persistência. Sei disso porque sou corintiano. Fico até o último minuto esperando virar o jogo ¿ declarou Furlan.