Título: VÍRUS PÕE PAÍSES DA ÁFRICA EM ALERTA
Autor:
Fonte: O Globo, 09/04/2005, O Mundo, p. 37

Misterioso Marburg causa hemorragia e já matou 174 pessoas em Angola

GENEBRA. Os países vizinhos a Angola foram postos ontem em alerta para a febre hemorrágica causada pelo vírus Marburg pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O número de mortos pela doença em Angola chegou a 174, cifra considerada bastante preocupante pelas autoridades sanitárias internacionais que temem a disseminação da epidemia.

Os governos de Congo, República Democrática do Congo, Namíbia e Zâmbia foram alertados por especialistas da OMS. Para os médicos um surto ainda pior de febre Marburg ainda estaria por vir. O vírus, da mesma família do Ebola, é extremamente letal.

¿ Todos devem estar alertas em Angola e nos países vizinhos ¿ afirmou Anarfi Asamoa-Baah, responsável pelo setor de doenças transmissíveis da OMS. ¿ A situação poderá piorar muito.

O vírus já se disseminou por sete das 18 províncias de Angola. Em visita às províncias mais afetadas pela doença para uma avaliação mais profunda da situação, Asamoa-Baah recomendou a instalação de dois laboratórios, um na capital, Luanda, e outro a 300 quilômetros de distância, na província de Uige, onde o surto começou.

Na análise do especialista, mais médicos e equipamentos são necessários para combater a epidemia. Segundo ele, um dos maiores problemas é informar à população angolana ¿ 14 milhões de habitantes ¿ sobre as formas de transmissão da doença.

A febre hemorrágica Marburg é transmitida através de fluidos corporais como sangue, saliva, vômito e excrementos. Acredita-se que a reutilização de seringas contribua para a rápida disseminação da doença em hospitais, o que explicaria por que três quartos das vítimas têm menos de 5 anos de idade ¿ eles teriam contraído a doença em vacinações de rotina ou em tratamentos médicos.

Não há cura nem tratamento específico para a doença que, neste surto, matou um número especialmente alto de infectados.