Título: MEC COBRA INVESTIMENTO MAIOR EM PÓS-GRADUAÇÃO
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 10/04/2005, O País, p. 12

Objetivo é obrigar universidades a fazer pesquisa e contratar professores doutores

BRASÍLIA. Ao propor que as universidades tenham pelo menos três mestrados e um doutorado, o Ministério da Educação (MEC) busca melhorar a qualidade do ensino superior, obrigando as instituições a investir em pesquisa e contratar professores doutores. É o que diz o secretário-executivo adjunto do MEC, Jairo Jorge.

Até o fim do mês, o ministério divulgará uma nova versão do anteprojeto de reforma universitária. O ministro da Educação, Tarso Genro, prometeu incorporar críticas feitas pelo setor público e o privado. Tarso quer enviar o projeto ao Congresso no início do segundo semestre, mas já declarou que o texto não será uma colcha de retalhos: por mais que absorva críticas, não abrirá mão da qualidade nem da maior regulação do setor privado.

Resolução de 1998 permitiu investimento de forma difusa

De acordo com o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, a exigência dos três mestrados e um doutorado não deverá cair. No máximo, o prazo de transição poderá ser dilatado.

¿ A maioria das universidades brasileiras faz pouca pesquisa e não deveria ser considerada como tal. Seria mais honesto funcionarem como centros universitários ¿ diz Maculan.

Embora a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação deixem claro que a pesquisa é uma atividade que deve ser desempenhada pelas universidades, resolução do Conselho Nacional de Educação de 1998 abriu uma brecha para que esse tipo de investimento fosse feito de forma difusa. A resolução diz que as atividades de pesquisa poderão se dar tanto na forma de três mestrados quanto no desenvolvimento de três linhas de pesquisa, o que dispensa aulas e defesa de dissertações. Outra alternativa é a participação de professores em congressos, a publicação de livros e o desenvolvimento de programas de iniciação científica. Centros universitários e faculdades não precisam fazer pesquisas.

¿ É difícil verificar a pesquisa se ela não estiver institucionalizada. A pós-graduação faz isso ¿ diz Maculan.