Título: PARA O PT, 2006 NÃO É PRIORIDADE EM 2005
Autor: Letícia Helena
Fonte: O Globo, 11/04/2005, O País, p. 3

Genoino diz que é `mais do que importante¿ para Lula não antecipar disputa eleitoral

O presidente do PT, José Genoino, afirmou ontem, no Rio, que o partido ¿não quer e não vai¿ antecipar o processo eleitoral de 2006. Ele admite que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputará um novo mandato, mas assegurou que a prioridade, no momento, ¿é governar¿. Após dois dias de reunião, Genoino foi aclamado candidato da tendência Campo Majoritário à presidência do partido. A eleição será em setembro. No encontro também foi aprovado o documento ¿Bases de um projeto para o Brasil¿, que apóia a política econômica do governo e pede mais investimentos em infra-estrutura. O texto servirá de base para a tese que a tendência apresentará no encontro nacional do PT, em dezembro.

¿ Não queremos antecipar a disputa sucessória. Para Lula, por sinal, é mais do que importante não antecipar esse debate. Temos que governar. O país não pode viver em torno da agenda dos políticos. É preciso discutir a vida das pessoas. Para nós, 2006 não é prioridade em 2005 ¿ disse ele.

O presidente do partido acrescentou que, em 2006, o PT repetirá a estratégia de 2002, discutindo as alianças e coligações a partir de um projeto nacional de governo:

¿ No momento, o que guia o PT é a continuidade do governo Lula. Ninguém vai botar o PT na agenda eleitoral de 2006. Até porque não temos tempo. A agenda prioritária é o desenvolvimento econômico, o problema da violência, os programas sociais e os projetos de infra-estrutura. Somente após as eleições internas é que vamos começar a tratar de 2006. Até lá, vamos nos mover com discrição, conversar, preparar internamente o partido. A questão de coligações e alianças será um dos temas. Não o nome, mas o princípio de fazer alianças para continuar governando o país.

O debate interno vai marcar ainda, segundo Genoino, um momento de polarização com os rivais:

¿ A defesa do governo Lula é uma questão resolvida. Mas vamos fazer essa defesa também enfrentando os adversários. Vamos discutir e mostrar que as críticas que eles fazem são erradas. O PT não está fazendo gastança, não está aumentando impostos. Estamos é recuperando os programas sociais e a capacidade de promoção de cidadania do Estado.

Para Marta, não é hora de ¿botar a carroça na frente dos bois¿

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, pré-candidata ao governo do estado, manteve o tom de Genoino e disse que não é hora ¿de botar a carroça na frente dos bois¿. Na opinião de Marta, somente daqui a alguns meses será possível ter uma idéia de quem é o melhor candidato a governador dentro do projeto de reeleição de Lula: ela, o senador Aloizio Mercadante ou o deputado João Paulo Cunha.

¿ Se as pesquisas indicarem que não sou eu, sem pretensão ou arrogância, abro mão. Meus companheiros também são maduros para pensar assim. Mas, se precisar, faremos prévias. Só é preciso tomar cuidado para evitar o que aconteceu em Porto Alegre ¿ afirmou Marta, numa referência à campanha de 2004, em que o PT gaúcho rachou e perdeu a eleição.