Título: MARTA: `ESTÁ NA HORA DE O PREFEITO DESCER DO PALANQUE E GOVERNAR¿
Autor:
Fonte: O Globo, 11/04/2005, O País, p. 5

Para ex-prefeita, paulistanos estão se sentindo enganados por tucano

RIO e SÃO PAULO. A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) disse ontem, no Rio, que está na hora de seu sucessor, o tucano José Serra, ¿descer do palanque e passar a governar a maior cidade do país¿. Segundo Marta, o resultado da pesquisa foi um ¿recado claro para o prefeito¿:

¿ Fico muito triste pela população de São Paulo, porque elegeu um prefeito que a decepcionou, já que, em vez de governar, fica atacando a antecessora ¿ afirmou Marta.

A ex-prefeita acrescentou que o resultado indica que os paulistanos ¿estão se sentindo enganados¿:

¿ A população votou em José Serra acreditando que ia ter um serviço melhor, porque o programa de governo dele era ampliar e melhorar o que eu estava fazendo. E não está recebendo esse serviço.

Para o presidente do diretório municipal do PT, deputado estadual Ítalo Cardoso, o problema de Serra é ter sido eleito prometendo a continuidade do governo de Marta. Ele lembra que o tucano prometeu, por exemplo, não reajustar as tarifas do transporte público, uma das primeiras medidas decretadas por Serra.

¿ Esse resultado é muito justo. Ele prometeu uma continuidade que não fez. E a população mostrou que já sente saudades de Marta ¿ disse Cardoso, um dos coordenadores da campanha petista no ano passado.

¿Não dá para fazer milagres¿, diz José Aníbal

Os rumores são de que Marta usará esta pesquisa para valorizar seu passe na disputa interna do PT pela sucessão estadual. Cardoso já festeja:

¿ A pesquisa mostra que a candidatura de Marta é muito viável para o estado, mas não vamos especular isso agora.

No PSDB, a justificativa para tão baixa popularidade de Serra encontra explicações na chamada herança maldita. Para o líder do governo na Câmara, José Aníbal, a dívida deixada por Marta emperra os primeiros meses do governo tucano.

¿ A população quer que as coisas aconteçam o quanto antes, mas não dá para fazer milagres ¿ disse.

Sobre o fato de a petista ter herdado uma administração das mãos de Celso Pitta ¿ envolvido em escândalos de corrupção ¿ e mesmo assim ter obtido avaliação mais positiva do que a de Serra, o vereador é direto:

¿ A situação da administração de Pitta era abertamente caótica, enquanto a dela era dissimuladamente caótica ¿ diz Aníbal, reconhecendo ainda que é hora de o novo governo ficar atento ao que pensa o eleitor.