Título: DIRCEU ATACA FH E FAZ CRÍTICAS À GESTÃO DE AÉCIO
Autor:
Fonte: O Globo, 12/04/2005, O País, p. 8

Segundo ministro, ex-presidente não pode dar `lição de eficiência¿

BELO HORIZONTE. O chefe da Casa Civil, José Dirceu, criticou ontem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na sessão de lançamento do Instituto Minas Cidadania. Dirceu participou do evento com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e o secretário de Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

¿ O ex-presidente disse que o problema do Brasil não é a fome, mas a miséria, e que, combatendo a miséria, combate-se a fome. É uma retórica de quem evita enfrentar o problema. Quem tinha cinco programas sociais, com cinco cadastros em cinco ministérios diferentes, vem dar lição de eficiência? ¿ atacou Dirceu em sua palestra.

O chefe da Casa Civil acusou o governo passado de irresponsabilidade nos gastos governamentais:

¿ Talvez eles queiram fazer superávit de 7% ou 8% e levar os juros a 23%, como na época deles. Fernando Henrique não fez superávit, pelo contrário. Não fez o Brasil crescer. Fez irresponsabilidade fiscal total e depois ainda fez o câmbio fixo e o endividamento do país.

O ministro citou números do governo Lula e criticou a propaganda que o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), faz do chamado déficit zero nas contas públicas do estado. Dirceu disse que qualquer um consegue zerar o déficit se cortar gastos da área social. Por fim, chamou os críticos de arrogantes:

¿ Não podia deixar de mostrar esses números para que possamos comparar, já que a crítica é pública, como se fôssemos ineficientes e nossos programas sociais não conseguissem resultados. Isso mostra soberba e arrogância de nossos críticos.