Título: SEVERINO: `NEPOTISMO É PARA OS FRACASSADOS¿
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 12/04/2005, O País, p. 9

Na posse de seu filho em cargo federal, deputado diz que expressão só deve ser aplicada a quem `não soube criar os filhos¿

RECIFE. O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), voltou ontem a defender o nepotismo, ao participar da cerimônia de posse de seu filho, José Maurício Cavalcanti, de 49 anos, no cargo de superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Pernambuco. Severino disse, porém, que apoiará a tramitação de qualquer projeto que restrinja a prática do nepotismo no Legislativo, desde que as restrições alcancem os três poderes.

¿- Se for pela metade, não apoiarei. Antes de me criticarem, é bom que todos analisem o Judiciário e vejam quantos filhos de juízes, desembargadores e até ministros ocupam cargos de confiança. Por que eles não dão o exemplo? Cargo de confiança a gente dá a quem merece confiança. Para mim, que tenho família muito bem constituída, meus filhos merecem confiança. E por esse motivo escolhi José Maurício para a Sufapa ¿ afirmou o deputado, referindo-se ao órgão que passou a ser comandado por seu filho, em solenidade que teve a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

José Maurício foi nomeado em portaria publicada no Diário Oficial de 16 de março. Severino reagiu às críticas de que a nomeação de seu filho é mais um caso de nepotismo:

¿ Essa história de nepotismo, eu já disse e repito, é para os fracassados, os derrotados que não souberam criar os seus filhos. Eu os criei muito bem, todos têm universidade e agora estou indicando José Maurício. A vaga já era mesmo do PP e ele está muito bem preparado para o cargo. Possui doutoramento e tem boa convivência com o Ministério da Agricultura, em Brasília. Tudo isso vai facilitar o trabalho dele na delegacia.

O deputado disse que o seu filho só não assumiu antes porque o PP estava na oposição à Presidência. Severino defendeu a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ José Maurício não tomou posse antes porque eu estava na oposição ao governo. Mas agora temos uma definição, estamos apoiando o governo Lula.