Título: ANATEL: HORA DA DECISÃO
Autor: Geralda Doca, Mônica Tavares e Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 12/04/2005, Economia, p. 21

Agência analisa saída do Opportunity

BRASÍLIA. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Elifas Gurgel do Amaral, disse ontem que o Conselho Diretor da agência vai analisar hoje a destituição do Opportunity do comando da Brasil Telecom (BrT) e suas conseqüências para a composição acionária das empresas de telefonia do grupo. Elifas escolheu as palavras para não revelar o seu voto nem qual será a tendência do Conselho da Anatel. Em março, a Justiça americana mandou o Opportunity, de Daniel Dantas, entregar o mais rapidamente possível os documentos para oficializar sua saída da gestão do CVC Internacional, fundo de participação que detém hoje, a partir de engenharia societária, o controle da BrT. A Telecom Italia está afastada. O Opportunity ¿ que em 2003 já havia sido destituído como gestor por fundos de pensão sócios do CVC ¿ não se pronunciou.

Segundo o Ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, os fundos de pensão e o Citigroup pretendem assumir a gestão das empresas do grupo¿ BrT, Telemig Celular e Amazônia Celular ¿ e depois vender as ações.

¿ Eles disseram que vão vender a participação. Vão assumir a gestão e vender para quem fizer a melhor oferta, inclusive para o próprio Opportunity ¿ afirmou o ministro.