Título: DEMOCRATAS TENTARÃO VETAR INDICADO DE BUSH À ONU
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 12/04/2005, O Mundo, p. 26

John Bolton, subsecretário de Segurança Internacional, é acusado de agredir instituição

WASHINGTON. O subsecretário de Estado para o Controle de Armas e Segurança Internacional, John Bolton, nomeado pelo presidente George W. Bush para ser embaixador dos EUA junto à ONU, enfrentou ontem uma dura sessão de interrogatório na Comissão de Relações Exteriores do Congresso americano, com o Partido Democrata mostrando-se decididamente inclinado a vetar a sua designação.

Para isso, é preciso que os oito senadores democratas consigam o voto de apenas um dos dez republicanos daquele grupo. Dois deles ¿ Richard Lugar, presidente da comissão, e Lincoln Chafee ¿ deram sinais de que, assim como os democratas, tampouco estão convencidos de que Bolton seja a pessoa indicada para o posto na ONU.

Ele faz parte da ala mais conservadora do governo, e fez comentários agressivos contra a própria ONU. Disse, por exemplo, que se a sede do organismo perdesse dez de seus 39 andares passaria a ser mais eficiente. Perguntado a respeito, ontem, ele argumentou que sua declaração havia sido ¿retirada do contexto¿.

Essa mesma resposta ele deu quando um dos senadores lembrou que Bolton também dissera que o Conselho de Segurança da ONU precisaria de apenas um membro permanente, os EUA; e que, na verdade, ¿não existe isso que chamam de Nações Unidas¿.

¿ Colocá-lo como embaixador na ONU seria como mandar um touro a uma loja de porcelana ¿ disse o senador democrata Joseph Biden.

A sabatina de Bolton continuará até amanhã. Outro fato que pesa contra ele é que, no Departamento de Estado, ele demitiu dois analistas de inteligência que insistiram que se retirasse de um discurso dele, em maio de 2002, uma informação sobre a existência de um programa de armas biológicas em Cuba. Ambos disseram que isso era mentira. O trecho foi retirado, mas ambos perderam o posto. Ontem Bolton admitiu o gesto, alegando que ambos agiram ¿de forma não profissional¿.