Título: AÇÃO FEDERAL NA BAIXADA
Autor:
Fonte: O Globo, 11/04/2005, Rio, p. 8

Chacina leva ministro José Dirceu a anunciar plano interministerial para a região

Nove dias depois da maior chacina já registrada no Estado do Rio, que resultou na morte de 30 pessoas na Baixada Fluminense, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, afirmou anteontem no Rio que a União já está trabalhando para implantar na Baixada um plano de ação, envolvendo os ministérios da Saúde, das Cidades e da Justiça, para melhorar as condições de vida. Em entrevista à Agência Brasil, do governo federal, Dirceu disse que essas ações estão em discussão com os prefeitos da região e serão adotadas rapidamente.

¿ Queremos trabalhar juntos para ajudar a Baixada a resolver seus problemas ¿ afirmou Dirceu.

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), reagiu com entusiasmo à informação de que haveria um plano de ações para a Baixada e defendeu uma intervenção federal a médio prazo nas polícias Militar e Civil do Estado do Rio. Ele disse, no entanto, que a intervenção não pode ser encarada como um ato político.

¿ Não foram apenas as pessoas que deram os tiros, tem muita gente forte da Polícia Militar envolvida nisso. Na Baixada, há grupos de extermínio e as pessoas sabem quem são os policiais envolvidos. Essa chacina talvez tenha sido uma oportunidade de fazer uma limpeza pesada na PM ¿ afirmou o prefeito.

Lindberg também voltou a afirmar que o saneamento é um dos principais problemas da região:

¿ Em Nova Iguaçu, 50% das casas não têm esgotamento sanitário.

Lula pediu plano para Rio e Baixada

Secretário-geral da Presidência da República, o ministro Luiz Dulci, ressaltou que o Rio tem recebido transferências voluntárias da União: ¿ O governo já tem feito muito não só para a Baixada, mas para o estado. Transferência voluntária é o dinheiro que a União pode repassar ou não. E o Rio é um dos que mais têm recebido.

Segundo Dulci, o presidente Lula solicitou que essas iniciativas sejam consolidadas num plano de ações para o município do Rio e a Baixada. O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse que nesta semana, um evento reunirá na Alerj os prefeitos da Baixada para discutir a implantação da rede básica de saúde na região. O secretário estadual de Ação Social, Fernando William, elogiou o plano para a Baixada, mas discordou da declaração feita por Dulci: ¿- Até agora não há qualquer investimento importante que o governo federal tenha feito no Rio.