Título: GAROTINHO ACENA COM O DIÁLOGO
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 13/04/2005, O País, p. 8

Secretário diz que há espaço para entendimento entre governo e PMDB

BRASÍLIA. O ex-governador do Rio Anthony Garotinho, atual secretário de Governo do Estado do Rio, sinalizou ontem que há espaço para o entendimento entre o governo e a ala oposicionista do PMDB e afirmou que não recusaria convite do presidente Lula para conversar. Depois de um encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Garotinho disse que a intenção de Lula demonstra reconhecimento da força do PMDB.

¿ Quem recusa um convite do presidente? Seria no mínimo uma indelicadeza. O presidente é um agente político da maior importância, o principal do país. Ao procurar o PMDB, ele reconhece que o partido é importante na sustentação do governo na Câmara e no Senado.

Apesar da disposição para o diálogo, Garotinho criticou o governo. Ele disse que houve equívocos na relação com o partido, porque o presidente não teria consultado desde o início a direção do PMDB, preferindo outros interlocutores.

¿ O equívoco foi tomar uma linha de atalho. Ainda há tempo, não somos sectários ¿ disse.

Garotinho reiterou a defesa da candidatura própria do PMDB para a Presidência da República. Segundo ele, o partido estará unido em 2006 e, se a intenção de Lula for a de propor uma aliança, não terá êxito.

¿ Vou, mas para dizer não.

A possível conversa com Garotinho é parte do movimento comandado por Lula para recompor a relação com o PMDB, hoje dividido. Lula esteve com o presidente do partido, Michel Temer, e com o ex-governador Orestes Quércia. Ele tem conversado com governadores oposicionistas. Garotinho disse não temer o isolamento no partido.

¿ Conversei com Quércia e Temer e ambos reafirmaram a candidatura própria ¿ disse Garotinho, anunciando que o PMDB vai recadastrar os filiados e realizar uma prévia para escolher o candidato a presidente.

Renan Calheiros propôs a Garotinho um acordo para a eleição do líder na Câmara, ainda objeto de disputa entre as duas correntes.