Título: PRESO NO RS SUSPEITO DE TER ENVIADO UMA CARTA-BOMBA À NAMORADA EM SP
Autor:
Fonte: O Globo, 13/04/2005, O País, p. 12

Vítima perdeu a mão, teve escoriações, ferimentos no rosto e queimaduras

BRAGANÇA PAULISTA, SP. Joaquim Rocha Machado da Silva, suspeito de ter enviado uma carta-bomba que feriu gravemente a namorada, a funcionária pública municipal Andréa de Moraes, de 30 anos, foi preso ontem à noite em Bom Retiro do Sul, no Rio Grande do Sul. A moça, que recebeu a carta em Bragança Paulista, onde mora, perdeu a mão direita, teve escoriações nos seios e ferimentos graves no rosto, além de queimaduras na cabeça.

O casal se conheceu pela internet há cerca de dois anos e o namorado já estivera na cidade da moça duas vezes. Os dois haviam discutido nos últimos dias porque Andréa, que estaria grávida de dois meses, não concordava que o namorado fosse visitá-la. A explosão aconteceu anteontem em um ginásio de esportes da periferia de Bragança, onde Andréa trabalha. Ela permanece internada no hospital universitário da cidade.

Namorado teria trabalhado no Exército e nos Correios

O artefato foi produzido, segundo a polícia, à base de pólvora, unida a material plástico cortante e pilhas. O mandado de prisão contra Machado foi expedido pela Justiça com base nas investigações da polícia de Bragança.

O rapaz, de 31 anos, teria trabalhado por cinco anos no Exército na cidade de Lageado, no Rio Grande do Sul, quando se especializou em bombas. A polícia descobriu que Machado foi demitido recentemente do Centro de Distribuição de Correspondências dos Correios da mesma cidade. A carta-bomba partiu exatamente de Lageado.

¿ É possível que o autor do atentado tivesse conhecimento sobre como burlar os procedimentos de segurança dos Correios ¿ disse um policial.