Título: O PRIMEIRO DESAFIO
Autor: Gina de Azevedo Marques
Fonte: O Globo, 11/04/2005, O Mundo, p. 19

Nome pode indicar prioridades do novo Papa

ROMA. A escolha de seu próprio nome será o primeiro desafio do sucessor de João Paulo II. João Paulo III? João XXIV? Pio XIII? Segundo o padre canadense B. Heffernan, isso nunca teve importância até a eleição do cardeal Albino Luciano, em 1978.

¿ A partir daí, a escolha do nome passou a ser uma indicação das prioridades do Papa ¿ explica Heffernan.

Eleito Papa, o italiano Albino Luciano surpreendeu o mundo ao escolher para si dois nomes, João Paulo, em vez de um, como mandava a tradição. Além do mais, acrescentou um número, virando João Paulo I, quando o normal era indicar apenas do segundo em diante.

¿ Luciano queria mostrar que seria um Papa simpático e jovial, como João XXIII e intelectual, como Paulo VI. Mas nunca soubemos como seria pois morreu um mês depois de assumir ¿ diz o padre canadense.

Segundo Heffernan, João XXIII era conhecido por ser um amante da culinária. Já Paulo VI, pouco carismático, muito do que fez passou despercebido pelo público. Como João Paulo II, visitou Israel e viajou pelo mundo. Mas, como destaca o padre canadense, ¿na época não havia a CNN¿.

O pontificado de Paulo VI não foi tão longo quanto os 26 anos de João Paulo II: durou uma década e meia. Ele morreu em 1978. Naquele ano, o Vaticano realizou dois funerais e dois conclaves, já que João Paulo I, seu sucessor, morreu 33 dias depois de eleito.

Karol Wojtyla teria escolhido o nome João Paulo II para mostrar a intenção de fazer o que seu antecessor faria:

¿ Se o próximo Papa escolher o nome de João Paulo III, todos esperarão que ele dê continuidade à obra de João Paulo II ¿ afirma Heffernan.

Algumas pessoas acham, no entanto, que o próximo Papa poderá escolher um nome diferente para marcar o início de uma nova era. Ou o fim de um papado incomparável. (Deborah Berlinck e Monica Yanakiew)